Dia Mundial do Teatro: Estreia da nova Companhia de Estarreja ARTÊ

terça, 27 de março 2007

O Artê – Companhia de Teatro de Estarreja vai apresentar-se ao público no Dia Mundial do Teatro. A peça “Os Camones”, de Paula Alexandra Carreira, é o primeiro trabalho do grupo que terá a sua estreia esta noite, às 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja. Entradas livres.

Os Camones

O que faria Camões se conhecesse o Portugal de hoje? Ficaria o poeta admirado por ser um dos nomes de vulto da literatura portuguesa? Como contemplaria os seus conterrâneos do século XXI? Num museu do Nada surge uma história que envolve humor, romance, intriga e amizade.

Luís Vaz de Camões passa de escritor a actor e representa o passado numa peça do futuro. Uma conversa inesperada entre dois anónimos que jamais pensariam encontrar-se será o princípio de um fim inesperado.

Ficha Técnica
Elenco
Camões: João Vieira                                         
Mendigos: Raul Correia, Catarina Nascimento e Alexis Costa
Dina: Joana Maia
Tina: Diana Rodrigues
Susy: Laura D’ Avilla
Tânia: Adriana Soares
Rita: Susana Almeida
Escritora: Carmen Martins
Guarda-roupa ARTÊ
Cenários Eduardo Farias
Maquilhagem ARTÊ


ARTÊ – Companhia de Teatro de Estarreja

De acordo com um texto de apresentação do grupo, “tal como a peça de estreia, “Os Camones”, a Companhia de Teatro de Estarreja – Artê, surgiu do Nada e de uma boa história. Num palco encontraram-se onze desconhecidos que apenas traziam a vontade de aprender o significado das palavras teatro e actor. O teatro uniu-os e incutiu-lhes a vontade de levar esta arte (e todas as formas de cultura) ao maior número de pessoas”.

Enquanto associação cultural, o ARTÊ pretende “escutar e representar a arte enquanto forma de expressão global. É nossa vontade dar e receber ideias. Trabalhar em comunidade e representar essa mesma comunidade aqui e além fronteira. Queremos fazer teatro nos mais variados palcos, ao ar livre e para todas as gerações”.

A criação artística do ARTÊ não se limitará ao teatro, “pode abordar peças teatrais, dança, mímica, fantoches e todos os exercícios que interpretem e explorem a expressão dramática ou musical. O Artê cria os seus próprios espectáculos e apresenta iniciativas subordinadas a um tema, espaço ou evento”.

A sua primeira apresentação ao público terá lugar no Dia Mundial do Teatro, dia 27 de Março, no Cine-Teatro de Estarreja, com a peça de teatro “Os Camones”. As entradas são livres.