Recital de Guitarra: A grega Varvara Gyra actua no Cine-Teatro

quinta, 29 de março 2007

No sábado, dia 31 de Março, o Cine Teatro de Estarreja recebe, às 21h30, o recital de Guitarra por Varvara Gyra, artista de naturalidade grega e a viver em Paris desde 1998. Começou a estudar guitarra em Epirus (Grécia) e continuou os seus estudos em Paris, onde actualmente, além de dar aulas, prepara a dissertação de Doutoramento em Musicologia na Universidade Paris VIII.

Premiada em diversas competições internacionais, Varvara Gyra já actuou na França, Itália, México, Espanha, Búlgaria e Grécia tendo interpretado como solista com a Orpheus Orquestra de Sofia e com a Orquestra Clássica do México. Tem recebido críticas entusiásticas da imprensa e público internacional, especialmente pelos seus recitais.

[Entrada: 6€]
Informações (FCFF): 917732577 | 967152828 | 963962766
Espectáculo organizado pela Fundação Cónego Filipe de Figueiredo com vista à angariação de fundos para a construção do Centro Social N.ª Sr.ª do Amparo.
www.varvaragyra.com

 

Convite ao mistério da Guitarra

Varvara GYRA tem o prazer de convidar o público ao seu recital de guitarra clássica para partilhar com ele o mistério da guitarra. Segundo o autor Michel de Castilho «há um mistério da guitarra. Se a soubermos “domesticar”, podemos fazer tudo com ela, fazê-la dizer tudo. Pode contar-se o seu amor, chorar a sua angústia e rir a sua alegria». Do mesmo modo, os concertos de Varvara GYRA revestem uma dimensão toda personalizada, íntima e por vezes explosiva, transbordante de expressividade, tanto ela expõem as múltiplas possibilidades musicais e transformadoras da guitarra, e convidando o ouvinte a uma viagem pessoal e rica de emoções, ideias e imagens.


O Reportório

Esta viagem musical conduz-nos nos primeiros tempos a Espanha, onde F. Tarrega compôs algumas belas páginas de música para a guitarra clássica. Seguidamente, após uma passagem pelo universo de F. Sor, que compôs as suas obras em Inglaterra, e em França no princípio do século XIX, partiremos para a Alemanha, da época Barroca onde J.S. Bach compôs as suas obras para o alaúde.

De nacionalidade helénica, a artista transporta ela própria a música do seu país, a Grécia. As danças gregas de  D. Fampas conduzem-nos às ilhas gregas onde os homens e mulheres dançam os ritmos lentos e rápidos, as melodias de modéstia e de altivez, inspiradas para a água e para a luz do mar mediterrâneo.

As experiências latinas de Varvara GYRA suscitaram nela um gosto pela música da América Latina. É deste modo que a guitarrista interpreta obras de A. Barrios Mangoré  (Paraguay), a muito sentimental «Dança da Colômbia Amorosa» de A. Yupanqui (Argentina) e o explosivo tango «El Choclo» de A. G. Villoldo.

O Site na Internet
 
O público tem a possibilidade de consultar www.varvaragyra.com onde pode antecipadamente informações sobre a guitarrista, e aderir aos «Varvaramigos», grupo de amigos do mundo inteiro.