Curtas-metragens portuguesas no Líbano

sexta, 13 de abril 2007

As curtas-metragens BOOM e PURITAS, produzidas pelo Cine-Clube de Avanca no âmbito dos workshops do Festival de Cinema de Avanca, foram seleccionadas para a competição oficial do “Jana International Film Festival for children & youth” que se realiza entre 16 e 21 do corrente mês em Beirute no Líbano.

Este festival acolhe este ano produções de 35 países, realizando a sua quarta edição em sete anos, procurando exibir ao jovem público Libanês obras provenientes das mais diferentes culturas.

BOOM é uma curta-metragem de ficção dirigida pelo realizador alemão Veit Helmer e com os actores Maria João Castro e Valdemar Santos que interpretam o encontro de uma jovem menina que passeia de bicicleta pela calma vila de Avanca e um homem do lixo que sonhava ser uma estrela do basquetebol.

PURITAS é uma ficção realizada colectivamente por Diogo Carvalho, Eduardo Barbosa, Joana Nunes, Miguel Carvalho, Paulo Abreu e Ricardo Trindade. Produzido durante um workshop dirigido pelo realizador americano Jeff Burr, assistido por Nelson Martins, este é um filme que explora o imprevisto de quando tudo corre mal.

Entretanto, o AVANCA’07 está já a preparar os workshops deste ano que como habitualmente irão envolver personalidades marcantes do audiovisual mundial, a partir de uma competição internacional de filmes que estão já a chegar de todo o mundo a Avanca.

O “AVANCA’07 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” irá acontecer este ano entre 25 e 29 de Julho próximo, pela décima primeira vez, sendo uma organização do Cine-Clube de Avanca, Câmara Municipal e tem o apoio da ICAM / Ministério da Cultura, IPJ, Inatel, Junta de Freguesia, Escola Dr. Egas Moniz e Paróquia de Avanca entre outros.

AVANCA'07
Cine-Clube de Avanca