Câmara apoia participação na Universidade Júnior

quarta, 02 de maio 2007

A Câmara Municipal associa-se à 3ª edição da Universidade Júnior, promovida pela Universidade do Porto, que decorrerá durante as férias escolares de Verão, no mês de Julho, com o objectivo de estimular os jovens do Ensino Básico e Secundário para as Ciências, as Letras e as Artes, aproximando-os do meio universitário.

Pelo segundo ano consecutivo, a autarquia vai apoiar a participação de 15 alunos, do 9º ao 12º ano, preferencialmente carenciados e abrangidos pela Acção Social Escolar, e com bom aproveitamento escolar.

A selecção dos estudantes, em consonância com as suas capacidades e interesses, será da responsabilidade do Conselho Executivo dos respectivos estabelecimentos de ensino, sendo repartidos da seguinte forma: dois da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca, dois da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Padre Donaciano de Abreu Freire de Estarreja, dois da Escola Básica Integrada de Pardilhó, nove da Escola Secundária de Estarreja.

No ano anterior, a participação de 8 alunos da Escola Secundária foi considerada positiva, “constituindo uma oportunidade enriquecedora de aplicação prática dos conhecimentos e de contactos e incentivo para prosseguir na senda dos melhores resultados”, avalia o vereador da Educação da Câmara, João Alegria.

A exemplo do que aconteceu no ano passado, a Câmara estabeleceu um protocolo de colaboração com a Universidade do Porto, para a participação dos jovens estarrejenses. A Universidade Júnior tem a vantagem de abrir as portas de faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto, para que os jovens experimentem a vida universitária participando em projectos e actividades pedagógicas.

A iniciativa permite aos jovens ocuparem o tempo livre de forma enriquecedora ao nível cultural e científico e contactar com outros jovens e outras realidades alargando os seus horizontes sociais e formativos.