Construção da A29 e articulação com a Rede Local de Acessibilidades

terça, 08 de maio 2007

O Presidente da Câmara Municipal deu a conhecer, em conferência de imprensa, o ponto de situação relativo à construção do Sub lanço Angeja – Estarreja da A29/IC1 e sua articulação com a Rede Local de Acessibilidades.

A construção do troço em falta tem início anunciado para Agosto. Face à vontade do Governo em avançar com o traçado a nascente da linha-férrea, não obstante a contestação do Município, a Câmara adequou a sua proposta de Rede Viária Municipal, tendo como objectivo “a melhoria da circulação interna abrangendo todas as freguesias e a criação de ligações rodoviárias aos concelhos vizinhos”.

"Aos efeitos necessariamente negativos desta nova travessia do Município, sobretudo em área urbana, importa contrapor a oportunidade para melhorar a nossa Rede de Local de estradas e a sua ligação às vias nacionais e intermunicipais", explicou o autarca.

"Fruto de amplo trabalho interno, materializando a visão integrada no desenvolvimento do Município e da ligação Intermunicipal/Regional”, a proposta “avaliada positivamente, foi sendo incluída na Rede Local de Acessibilidades do IC1/A29, recebendo a concordância global do Secretário de Estado das Obras Públicas, havendo agora que a ultimar, pormenorizar e calendarizar".

Integrada na concessão da A29, a construção da Variante à EN 224 até à EM558 (Pardilhó – Estarreja) é uma das reivindicações atendidas. O governo garante ainda a criação do nó de Salreu, num projecto autónomo e para o qual se irá lançar o estudo de impacto ambiental.

A Rede Local de Acessibilidades prevê a criação de 3 novas ligações:

- construção da Variante à EN 224 até à EN 109-5. Esta ligação servirá Veiros e a Murtosa ficando com “acesso facilitado à A29 e à A1”, afirmou José Eduardo de Matos lembrando o trabalho em articulação com as câmaras vizinhas da Murtosa, Ovar e Albergaria-a-Velha;

- construção de ligação da Variante à EN 224 até à EN 224-2 servindo Avanca e Pardilhó e ligando à Intermunicipal Estarreja – Ovar;

- ligação da Rotunda de Veiros à Rotunda do Hospital, constituindo uma circular à cidade de Estarreja e desviando o trânsito, de e para a Murtosa, do centro urbano.

A beneficiação da EN 109-5 (da Rotunda de Veiros à Ponte da Varela, Murtosa) e da EN 109 (Avanca – Beduído/ Salreu – Canelas – Fermelã) e a reabilitação da ponte sobre o Rio Antuã estão também inseridas no plano.

Apesar de “manter as divergências quanto ao traçado por se tratar de um mau exemplo de planeamento e por haver alternativa sem colidir com habitações”, o autarca entende que "assumindo uma intervenção na actual malha viária, articulada com novas variantes e circulares, por certo o Município de Estarreja ficará melhor servido de rodovias, directamente potenciando o nosso Desenvolvimento".

Em relação à EN109, José Eduardo de Matos sublinhou que requalificar a via “é um acto necessário em nome da segurança dos utentes”. O autarca, que defende a municipalização da 109 por ser a melhor solução urbana, voltou a criticar a introdução de portagens na A29, na medida em que esta via deixará de ser a alternativa à 109. “Os problemas da EN109 não se resolvem enquanto não existirem vias alternativas gratuitas”.