"ESTA Minha Casa" Visite a Exposição da Semana do Ambiente

quinta, 24 de maio 2007

A exposição da 6ª Semana do Ambiente de Estarreja intitulada “ESTA Minha Casa” pode ser visitada no Átrio dos Paços do Concelho.

A poupança dos recursos naturais e de energia e a reciclagem de materiais usados são preocupações presentes na mostra que dá dicas ao visitante para poupar água e energia em sua casa.

84% do lixo doméstico é reciclável. Este é um exemplo das constatações da “ESTA Minha Casa” evidenciando a importância da reciclagem. Por outro lado, são apresentados dados sobre a recolha selectiva feita em Estarreja que tem aumentado de ano para ano.  

A água está presente em muitos momentos da nossa vida diário por isso esta exposição dá um enfoque ao assunto. Existem pequenos gestos nas tarefas domésticas e que podem contribuir para a sua preservação. Por exemplo fechar sempre a torneira quando escovamos os dentes!

A exposição dá ainda resposta à seguinte questão: Como poupar electricidade? A escolha de electrodomésticos mais eficientes (classe de eficiência energética A) é fundamental para consumir menos energia. Existem outros conselhos que convém lembrar no nosso dia-a-dia: desligar a televisão, não deixar as luzes acesas, desligar o ferro de passar minutos antes de acabar…

Nesta exposição pode ainda ficar a saber dados sobre a taxa de cobertura do saneamento básico no concelho, a população que dispõe de água potável e de qualidade por estar ligada à rede municipal e sobre a recolha dos resíduos sólidos urbanos no concelho e quantidades produzidas.

Mais exposições na Semana do Ambiente

A Semana do Ambiente inaugura esta noite, às 20h30, na Casa da Cultura, duas novas exposições: do Concurso Fotográfico “EM BUSCA DOS TESOUROS ESCONDIDOS” e sobre os “RECURSOS FLORESTAIS”.