Ala dos Namorados e José Cid nas Festas do Município

quarta, 30 de maio 2007

Ala dos Namorados e José Cid são os nomes em destaque na edição de 2007 das Festas de Santo António, da Cidade e do Município. O evento tem início no dia 6 de Junho, quarta-feira, com uma noite de fados, e decorre até dia 17, domingo em que se realiza o tradicional Mercado Antigo, uma réplica dos costumes do início do século passado. A Praça Francisco Barbosa, no centro da cidade, é, como sempre, o palco principal das festividades. 

Ao longo de 10 dias haverá uma oferta cultural preenchida com concertos, marchas, pintura, dança, gastronomia regional, folclore e desporto. Os concertos de José Cid, no dia 9, e de Ala dos Namorados, a 16, prometem encher o centro histórico da cidade.

Esta é a festa dos estarrejenses e por isso o palco também lhes pertence. Os grupos locais voltam a marcar presença ao longo de todo o programa. A componente associativa continua a ser um esteio das festas. Mais de três dezenas de colectividades estão envolvidas no evento.
 
A introdução de Tasquinhas Típicas na noite das Marchas de Santo António é uma das novidades. 20 colectividades irão confeccionar os sabores típicos da região nos dias 8, 9, 10, 12, 15, 16 e 17 de Junho.

A celebração das três décadas do Poder Local Democrático em Estarreja culminará no Dia do Município, 13 de Junho, distinguindo os eleitos nas primeiras eleições autárquicas de Dezembro de 1976.      

 

FESTAS DE SANTO ANTÓNIO DA CIDADE
E DO MUNICÍPIO DE ESTARREJA

6 A 17 DE JUNHO 2007
Praça Francisco Barbosa


6 Junho | Quarta
22H Noite de Fados, Toada Coimbrã
Logradouro da Casa da Cultura

7 Junho | Quinta
21h30 Sonhar Flamenco, Companhia de Flamenco Lunares
Cine-Teatro
Uma animada festa de dança flamenca, com músicos convidados, transportando o espectador para um mundo cheio de música, ritmo, cor e muito salero!

8 Junho | Sexta

VIII Convívio Motard
Parque do Mato, Avanca
A Associação Motards Amigos de Avanca organiza mais um convívio, nos dias 8 (18h-2h) e 9 (9h-1h30), com gastronomia e desgarrada minhota na primeira noite. No sábado, destaque para o show de Freestyle, às 17h, com as presenças do vice – campeão Bruno Silva e do pequeno Henrique Alves, que com apenas 7 anos de idade já domina as duas rodas. 

18H00 Abertura das Tasquinhas
As colectividades servem as especialidades da região: rojões, couratos, sardinha assada, caldeirada de enguias, enguias fritas, porco assado no espeto, padas de Pardilhó, regueifa doce, entre muitas outras iguarias.

Associações participantes: Grupo de Folia “Xicas na Palheta”; Tricaninhas do Antuã; Associação de Jovens de Fermelã; Grupo de Folia “Xateados”; Escola de Samba “Vai Quem Quer”; Danças d’Aldeia; Grupo de Folia “Saias & Companhia”; Escola de Samba “Independentes da Vila”; Grupo de Folia “Cebolinhas”; e Liga de Amigos da Fundação do Cónego Filipe de Figueiredo.

22H00 Espectáculo com a Orquestra Ligeira do Clube Cultural e Desportivo de Veiros
A Orquestra do CCDV foi formada oficialmente em 1990, tendo como base os elementos mais evoluídos da Escola de Música que funciona neste Clube desde 1980, sendo esta ainda a única fonte dos músicos que a integram. Constituída actualmente por 49 elementos, com idades compreendidas entre os 11 e os 34 anos, a Orquestra encontra-se sob a direcção do Maestro Arménio Jacinto Soares Pinto. Website: ccdv.pt

9 Junho | Sábado
Tasquinhas

III Torneio de Andebol “Cidade de Estarreja”
Pavilhão Municipal
O Estarreja Andebol Clube promove, nos dias 9, 10 e 16, o torneio dedicado às camadas jovens. No primeiro fim-de-semana a competição nos escalões de iniciados e juvenis com jogos às 9h30, 11h30, 15h e 17h. No dia 16, realiza-se o torneio de infantis (9h-12h30). A encerrar a 3ª edição, as velhas guardas do clube regressam ao campo com jogos de veteranos femininos (16h) e masculinos (18h). Os torneios das camadas jovens envolvem 12 equipas provenientes de 8 clubes.

21H00 Inauguração da Exposição de Pintura “Antuã”, de Joakin Pereyra
Casa da Cultura
O artista plástico estarrejense apresenta uma exposição de pintura sobre o Rio Antuã. Telas inéditas do pintor com inspiração ribeirinha.

21h30 Inauguração de Exposição de Pintura Colectiva de Alunos do CRE
O Centro Recreativo de Estarreja apresenta a exposição anual de trabalhos dos alunos que frequentam a escola de pintura da colectividade.

22h30 Concerto José Cid
José Cid acumula um sucesso de 40 anos e é reconhecido e retratado em largas dezenas de inesquecíveis e inspiradas canções, que vão do étnico, ao fado, ao pop, ao rock, ao popular e até ao jazz. "A Rosa Que Te Dei", "Na Cabana Junto à Praia", "20 Anos", "Junto à Lareira", "Velho Moinho", "Ontem, Hoje e Amanhã", "Cai Neve em Nova Iorque", "A Lenda De-el Rei D. Sebastião" ou "Como o macaco gosta de banana" são apenas alguns dos seus grandes êxitos.

10 Junho | Domingo 
Tasquinhas

10h-15h 1ª Concentração de Ciclomotores Antigos
O Moto Clube de Estarreja realiza a exposição de solex, motorizadas, vespas e motas antigas. O programa inclui um passeio pelas ruas da cidade, às 15h30. Mais informações no website motoclubestarreja.com

15h30 XIX Torneio de Natação da Câmara Municipal
Piscina Municipal
14 Clubes Participantes: Clube Desportivo de Estarreja; AD Arouca; CD Campinho; Associação Estamos Juntos; SC Beira-Mar; CAPGE; AC Viseu; Casal Comba; Sporting Clube de Aveiro; Galitos; CD Feirense; CN Maia; C Naval – Nazaré; SC Espinho

15H00 Espectáculo com a Orquestra Típica de Águeda

17H30 Encontro de Coros das Terras da Beira Ria
Cine-Teatro
Com organização do Coral da Associação Cultural de Salreu, o encontro conta com a participação dos seguintes grupos: Coral Vera Cruz; Orfeão de Vagos; Orfeão de Ovar; Coro da Casa do Pessoal do Porto de Aveiro; e Coral e Tuna da Associação Cultural de Salreu.

19H00 Animação com o Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”
O grupo dedica-se à recolha e divulgação da Música Tradicional Portuguesa de que as Terras Marinhoas são tão prodigamente ricas. A primeira apresentação pública teve lugar em 1998, numa Desfolhada Tradicional em Pardilhó. Desde então, o “Ventos da Ria” vem cimentando o seu património material e cultural, lenta mas seguramente, como colectividade que pretende ser activa e ter vida longa e profícua. Tem um trabalho áudio publicado que se intitula “Cantigas que Traz o Vento”.

12 Junho | Terça
19H00 Abertura “Tasquinhas Típicas”
Grupos participantes: Banda Visconde de Salreu; Casa do Benfica; Associação Desportiva Arsenal de Canelas; Fundação Cónego Filipe de Figueiredo

21h30 Marchas de Santo António
Um dos pontos altos das festas antoninas em Estarreja. Desfilam os seguintes grupos: Associação Pais da Escola das Laceiras, Salreu; Rancho Folclórico “As Tricaninhas S. Miguel de Fermelã”; Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros; Associação Cultural e Recreativa do Roxico; Grupo Ventos da Ria; Banda Bingre Canelense e Associação Cultural e Recreativa – Escola de Samba “Vai Quem Quer”. As Bandas do Concelho – Bingre Canelense, Visconde de Salreu e do Clube Pardilhoense – farão o acompanhamento musical.

23h30 Fogo de Artifício
24H00 Baile Popular – Grupo Escala 5 

13 Junho | Quarta

17H00 – Cerimónias Religiosas

19H00 – Sessão Solene do Dia do Município
Paços do Concelho
Nesta sessão, serão homenageados com a medalha de mérito municipal os eleitos nas primeiras eleições autárquicas de Dezembro de 1976, no culminar das celebrações dos 30 anos do poder local democrático. Serão ainda distinguidos com votos de louvor os atletas estarrejenses que foram campeões nacionais na época passada e os funcionários da Câmara Municipal com 25 anos de serviço e os que entram na reforma.     

15 Junho | Sexta
18H00 Abertura das Tasquinhas

22H00 Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho
Fundada em 1874, a BANDA DO CLUBE PARDILHOENSE foi incorporada em 1936 no Clube Pardilhoense. Dirigida pelo Maestro Fernando Ribeiro Lopes, é constituída por cerca de 50 elementos, na sua maioria jovens.

O apuro técnico e artístico de cada elemento é a regra de ouro da BANDA VISCONDE DE SALREU fundada em 1925. A Banda é composta por seis dezenas de músicos. Na direcção está o Maestro Afonso Alves.

Em 1865 nascia a “Sociedade Musical União Canelense” que depois se passou a chamar BANDA BINGRE CANELENSE. Composta por 60 elementos, tem na direcção o Maestro Nelson de Aguiar.


16 Junho | Sábado 
Tasquinhas

IV Mini CDE 2007
Estádio Dr. Tavares da Silva
O Clube Desportivo de Estarreja promove a competição das camadas de formação. 350 atletas de 6, 7 e 8 anos vão estar nos dias 16 (14h-20h) e 17 (10h-19h) envolvidos em 40 jogos. Ao todo, são 20 equipas em representação de 14 clubes provenientes de todo o país.

22h30 Concerto Ala dos Namorados
Um projecto musical peculiar na música portuguesa. O grupo de Nuno Guerreiro, Manuel Paulo e João Monge, que nasceu em 1993, apresenta o seu último álbum “Mentiroso Normal”. É um disco repleto de boas canções, como aliás sempre foi o cartão de visita da Ala. Nas letras está o habitual companheiro da ALA, João Monge, havendo a participação de Carlos Tê. Há ainda a estreia absoluta de Nuno Guerreiro que escreve a letra de “Voltas (do meu destino)”. Nesta nova etapa, sem João Gil, Manuel Paulo assume a responsabilidade da composição dos temas, enquanto Nuno Guerreiro explora os registos graves da sua voz. A banda do "Solta-se o Beijo", o primeiro grande êxito popular do grupo, não deixará de trazer à Francisco Barbosa as mais conhecidas músicas de 14 anos de existência.


17 Junho | Domingo 

Mercado Antigo e Tasquinhas
O Mercado fez parte das vivências da comunidade local ao longo de várias décadas. A réplica encenada revive um quotidiano que faz parte da memória colectiva. A decoração dos espaços e locais de venda de dezenas de feirantes, os produtos apresentados, os materiais utilizados e o traje adequado à época levam-nos a viajar no tempo até aos anos 20/40 do século XX.

Grupos participantes nas Tasquinhas: Banda Bingre Canelense; Grupo Recreativo e Escola de Samba “Trepa Coqueiro”; Comissão de Obras da Capela de Sto Amaro; Clube Ornitológico do Antuã; Associação Cultural e Escola de Samba “Os Morenos”; Associação Cultural de Salreu

Animação do Grupo de Música Popular de Salreu
O que começou por ser uma simples animação musical num cortejo etnográfico da freguesia deu origem ao Grupo de Música Popular de Salreu. Dois amigos quiseram levar mais longe a paixão pela música popular portuguesa. Fundaram o grupo que hoje já conta com 15 anos de existência. 12 elementos dão voz e corpo ao Grupo de Salreu que, além de interpretar conhecidas músicas de cariz popular, cria canções inéditas. Para breve, está a gravação de um CD.

11h30 Desfile Etnográfico
Com a participação de colectividades, feirantes e todos os populares que queiram participar, o desfile aviva tempos idos. A Praça Francisco Barbosa é o palco de encenações, que retratam o quotidiano das populações do início do século passado, pensadas até ao mais ínfimo detalhe. Por iniciativa própria, os populares juntam-se a esta festa recordando figuras típicas do nosso Concelho. Serão atribuídos prémios para: Melhor Traje à Época; Melhor Local de Venda; Melhor Tasquinha; e Melhor Encenação

16H00 Festival de Folclore com Grupos Etnográficos do Concelho
Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca; Rancho Folclórico as Tricaninhas de S Miguel de Fermelã; Rancho Folclórico “Tricaninhas do Antuã”; Grupo Etnográfico “Danças d’ Aldeia”, de Pardilhó; e Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros