Festa da Música Infantil foi um sucesso

terça, 12 de junho 2007

“Ao tocar sentimos uma emoção que queremos partilhar através desta canção”, cantaram os alunos da Escola da Terra do Monte, de Fermelã, numa das primeiras actuações da tarde. A música uniu as escolas do concelho, pais, professores e alunos numa jornada de festa e alegria. Na 1ª Festa da Música Infantil, representantes de mais de mil pequenos cantores e músicos de todas as 17 Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho actuaram no Cine-Teatro no sábado passado.

Os alunos que, este ano, participaram nas Actividades de Enriquecimento Curricular mostraram o resultado da aprendizagem na disciplina de Música. O 2º ano da Escola das Cabeças, de Veiros, entoava “Nós ensaiamos, na nossa escola, deu-nos trabalho, não digam que não”. Ao todo, foram 18 actuações vistas por mais de 5 centenas de pessoas que lotaram por completo a sala de espectáculos.  

A protecção da floresta e da natureza, os animais, a importância da escola, as férias, a amizade, a música, o inglês e a criança foram as temáticas abordadas nos mais diversos ritmos e entrelaçando vozes e instrumentos, em português e inglês, numa tarde de convívio onde os artistas foram as crianças.   

Esta foi ainda uma festa de despedida agora que o ano lectivo chega ao fim. Os alunos do 4º ano dizem também adeus à escola primária. “Nós somos todos alunos da Escola do Mato, da vila de Avanca. Tanto temos que aprender, estamos a crescer, cheios de confiança. De momentos muito bons, vamos ter saudades, e talvez chorar!”

Cada escola fez uma apresentação e no final todos cantaram “Ser Criança”. “A criança deve ter/ o seu lar para viver/ ter amigos e brincar/ aprender a estudar. / A criança deve ter/ alegria para viver/ uma escola para aprender/ e tudo mais que possa querer”. Foi com esta mensagem que terminou a 1ª Festa da Música Infantil de Estarreja.