Festas da Cidade encerram com o MERCADO ANTIGO

O Município em festa! ALA DOS NAMORADOS AO VIVO!

sexta, 15 de junho 2007

Programa das Festas de Sto António, da Cidade e do Município para este fim-de-semana:

15 Junho | Sexta
18H00 Abertura das Tasquinhas

Grupos participantes nas Tasquinhas: Banda Bingre Canelense; Grupo Recreativo e Escola de Samba “Trepa Coqueiro”; Comissão de Obras da Capela de Sto Amaro; Clube Ornitológico do Antuã; Associação Cultural e Escola de Samba “Os Morenos”; Associação Cultural de Salreu

22H00 Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho
Fundada em 1874, a BANDA DO CLUBE PARDILHOENSE foi incorporada em 1936 no Clube Pardilhoense. Dirigida pelo Maestro Fernando Ribeiro Lopes, é constituída por cerca de 50 elementos, na sua maioria jovens.

O apuro técnico e artístico de cada elemento é a regra de ouro da BANDA VISCONDE DE SALREU fundada em 1925. A Banda é composta por seis dezenas de músicos. Na direcção está o Maestro Afonso Alves.

Em 1865 nascia a “Sociedade Musical União Canelense” que depois se passou a chamar BANDA BINGRE CANELENSE. Composta por 60 elementos, tem na direcção o Maestro Nelson de Aguiar.

16 Junho | Sábado
Tasquinhas

IV Mini CDE 2007
Estádio Dr. Tavares da Silva
O Clube Desportivo de Estarreja promove a competição das camadas de formação. 350 atletas de 6, 7 e 8 anos vão estar nos dias 16 (14h-20h) e 17 (10h-19h) envolvidos em 40 jogos. Ao todo, são 20 equipas em representação de 14 clubes provenientes de todo o país.

22h30 Concerto Ala dos Namorados
Um projecto musical peculiar na música portuguesa. O grupo de Nuno Guerreiro, Manuel Paulo e João Monge, que nasceu em 1993, apresenta o seu último álbum “Mentiroso Normal”. É um disco repleto de boas canções, como aliás sempre foi o cartão de visita da Ala. Nas letras está o habitual companheiro da ALA, João Monge, havendo a participação de Carlos Tê. Há ainda a estreia absoluta de Nuno Guerreiro que escreve a letra de “Voltas (do meu destino)”. Nesta nova etapa, sem João Gil, Manuel Paulo assume a responsabilidade da composição dos temas, enquanto Nuno Guerreiro explora os registos graves da sua voz. A banda do "Solta-se o Beijo", o primeiro grande êxito popular do grupo, não deixará de trazer à Francisco Barbosa as mais conhecidas músicas de 14 anos de existência.

17 Junho | Domingo

Mercado Antigo e Tasquinhas
O Mercado fez parte das vivências da comunidade local ao longo de várias décadas. A réplica encenada revive um quotidiano que faz parte da memória colectiva. A decoração dos espaços e locais de venda de dezenas de feirantes, os produtos apresentados, os materiais utilizados e o traje adequado à época levam-nos a viajar no tempo até aos anos 20/40 do século XX

Animação do Grupo de Música Popular de Salreu
O que começou por ser uma simples animação musical num cortejo etnográfico da freguesia deu origem ao Grupo de Música Popular de Salreu. Dois amigos quiseram levar mais longe a paixão pela música popular portuguesa. Fundaram o grupo que hoje já conta com 15 anos de existência. 12 elementos dão voz e corpo ao Grupo de Salreu que, além de interpretar conhecidas músicas de cariz popular, cria canções inéditas. Para breve, está a gravação de um CD.

11h30 Desfile Etnográfico
Com a participação de colectividades, feirantes e todos os populares que queiram participar, o desfile aviva tempos idos. A Praça Francisco Barbosa é o palco de encenações, que retratam o quotidiano das populações do início do século passado, pensadas até ao mais ínfimo detalhe. Por iniciativa própria, os populares juntam-se a esta festa recordando figuras típicas do nosso Concelho. Serão atribuídos prémios para: Melhor Traje à Época; Melhor Local de Venda; Melhor Tasquinha; e Melhor Encenação

16H00 Festival de Folclore com Grupos Etnográficos do Concelho
Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca; Rancho Folclórico as Tricaninhas de S Miguel de Fermelã; Rancho Folclórico “Tricaninhas do Antuã”; Grupo Etnográfico “Danças d’ Aldeia”, de Pardilhó; e Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros