CAMPEONATO EUROPEU DE PATINAGEM DE VELOCIDADE EM CANELAS

"As condições do nosso Complexo Desportivo são uma mais valia"

quinta, 05 de julho 2007

O testemunho de Mário Lapa, presidente da Associação Desportiva Arsenal de Canelas.

Site oficial www.patimportugal.net

A realização em Portugal do Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade constituirá uma oportunidade única para a definitiva afirmação da modalidade no nosso país, onde já é praticada a alto nível por vários atletas pertencentes a diversos clubes. Canelas e Válega serão o palco da competição.

A presença no nosso país de várias centenas de atletas, provenientes de mais de uma dezena e meia de países europeus será, seguramente, um dos grandes eventos desportivos a realizar em Portugal durante o ano de 2007.

A Vila Desportiva de Canelas dispõe da Pista de Patinagem de Velocidade com 225m de perímetro e contará com infraestruturas várias (Balneários e WC’s - Pista/Pavilhão/Amovíveis; Pavilhão gimnodesportivo de apoio; secretariado; área técnica - edifício de apoio à Pista / salas do Pavilhão; área de media; área de assistência médica; área restrita – boxes das selecções; serviços de apoio de alimentação; área de sponsors – zona do actual parque de estacionamento).

A freguesia de Canelas acolherá a fase de pista do Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade no complexo desportivo da Associação Desportiva Arsenal de Canelas, com abertura oficial no dia 22. Mário Lapa, presidente da Associação Desportiva Arsenal de Canelas, está empenhado em fazer deste um acontecimento com sucesso e acredita que o evento vai contribuir para a divulgação da modalidade.

1 – Qual o ponto de situação relativamente à organização do Campeonato?
Mário Lapa: O empenho dos intervenientes tem sido bastante para que o evento seja um sucesso. Não quero deixar de reconhecer o empenho e ajuda com que o Município de Estarreja tem colaborado com o nosso clube. Existe uma grande quantidade de pessoas ligadas à modalidade que tudo tentam fazer para que sejamos um marco no desporto nacional.

2 – Para o Arsenal de Canelas, o que representa esta preferência da Federação Portuguesa de Patinagem que vos escolheu, e ao Válega, para organizar um evento desta envergadura?
MP: É-nos dado o devido lugar na Patinagem de Velocidade no Norte e no País pois tudo temos feito para que a modalidade se imponha na região. Falo do Arsenal, do Válega e também do CCD Veiros.

3 – O que terá pesado para que a escolha da Federação recaísse sobre Canelas?
MP: Sem dúvida, as condições do nosso Complexo Desportivo são uma mais valia.

4 - Está confiante na capacidade organizativa dos clubes e câmaras?
MP: Sim, tanto os Clubes como os Municípios têm uma vontade férrea para que tudo corra de maneira a dignificar os Clubes, Freguesias, Concelhos, Distrito e País.

5 - Estarreja está vocacionada para a realização de eventos desportivos internacionais de grande envergadura como este Europeu?
MP: Tem todas as condições, mas é claro, é preciso muito empenho e trabalho. Deixo ainda um apelo à população de Canelas, principalmente à juventude para que apareça para colaborar, porque de certeza o evento sairia mais valorizado.

6 – Acredita que o público vai aderir?
MP: Acho que sim. Haja publicidade suficiente, e aqui apelo a toda a Comunicação Social, pois a modalidade é bastante emotiva e competitiva.

7 - Quais as vantagens que este Europeu pode trazer para Estarreja e para a região?
MP: Trará vantagens ao nível desportivo e turístico. Uma prova de relevo internacional como esta pode contribuir para captar mais atletas. Por outro lado, servirá para divulgar a região, que é única no país, e a nossa cidade que tem inúmeros pontos de interesse no que diz respeito à natureza e à cultura.

8 - A patinagem, nomeadamente na vertente velocidade, está em fase de expansão junto dos jovens, nomeadamente por estar associada aos desportos radicais?
MP: Sim, como já disse, é uma modalidade emotiva pois atinge grandes velocidades e requer do atleta, além de grande preparação física, bastante concentração e destreza. É uma modalidade que nas suas condições próprias se assemelha ao atletismo e ciclismo.

9 – No Arsenal qual a realidade da patinagem em relação ao número de atletas, técnicos e condições de treino?
MP: O Arsenal tem apostado na modalidade dado que há meios humanos, a nível de dirigentes e a nível técnico, que se empenham mais na defesa da patinagem de velocidade do que na sua própria vida extra desporto. Temos 32 atletas nos vários escalões, desde os escolares a seniores. Dado o incremento da modalidade as condições a nível de instalações têm melhorado consideravelmente. Foram concluídas recentemente as bancadas, para melhoramento do complexo e tendo em vista a vinda do Europeu à nossa pista. Os novos balneários são também uma mais valia servindo de apoio, bastante significativo, à pista.

10 – Os resultados desportivos têm sido positivos, nomeadamente quando atletas do Arsenal são convocados para vestir a camisola da Selecção Nacional. É a prova que estão a trabalhar bem?
MP: Sim, são esses resultados que nos trazem a vontade de continuar, não só por termos atletas que vestem a camisola nacional – este ano são três, dois dos quais estão na Holanda e um que correrá cá – mas também aqueles que já a vestiram e os que ao longo da temporada tudo vão fazendo para atingir bons resultados, que felizmente vão sucedendo com regularidade.

11 – Para a história da Selecção Nacional pode ficar um bom resultado alcançado aqui em Canelas?
MP: Acho que sim, pois já o ano passado em Itália a Selecção Nacional arrebatou medalhas.