Atleta do Arsenal Ricardo Esteves é o único da região convocado para o Europeu

quinta, 05 de julho 2007

Os testemunhos de Ricardo Esteves, atleta do Arsenal convocado para a Selecção Nacional, e Deisy Ferreira, técnica do clube. 

Tem 18 anos, começou a treinar a patinagem aos 5 anos de idade e é o único corredor da região convocado para vestir a camisola da Selecção Nacional no Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade, agendado para a última semana do mês. Ricardo Esteves, atleta sénior do Arsenal de Canelas, é jovem mas no palmarés possui 9 títulos de campeão nacional de pista, estrada e indoor. Títulos conquistados à custa de muito sacrifício e graças ao apoio e às boas condições proporcionadas pelo clube. 
 
“Os objectivos pessoais para o Campeonato Europeu são alcançar os lugares da primeira metade da tabela e fazer a melhor classificação possível. Jogar em casa pode ajudar, conheço bem os cantos à pista!

Espero mesmo que o público apoie a Selecção Nacional. É uma enorme diferença correr em casa do que no estrangeiro. E jogar em casa acarreta responsabilidades acrescidas.

A patinagem é ainda pouco conhecida. Espero que as pessoas venham apoiar. A realização do Europeu em Canelas vai dar nome à patinagem, ao clube e à nossa região.

Na Selecção Nacional vive-se um espírito de equipa muito forte, somos muito unidos e aprendemos muito uns com os outros. O Europeu vai ser muito competitivo e a meta do grupo é ficar na primeira metade da tabela classificativa”.

Ricardo Esteves

 


A dificuldade em conjugar a patinagem com a sua vida profissional impediu que continuasse a ser atleta mas Deisy Ferreira, apenas com 23 anos, não abandonou a patinagem acabando por desempenhar um papel indispensável no Arsenal ao assumir o lugar de treinadora, desde os escalões escolares aos seniores. O Europeu será um meio de chegar às pessoas e assim divulgar a modalidade.


“Receber o evento é um sinal de confiança que a Federação Portuguesa deposita no nosso clube. Temos excelentes condições e é quase certo que se vão bater recordes uma vez que esta pista é muito rápida.

O Ricardo é um atleta com qualidade e estamos aqui para o apoiar em tudo o que ele precise. Acho que tem possibilidades de ficar nos 10 primeiros lugares em alguma das provas e assim iniciar o estatuto de alta competição.

O Europeu em Canelas pode ajudar a divulgar a modalidade até porque é ainda desconhecida junto de muitas pessoas que não conhecem a vertente da velocidade. Espero ver a bancada cheia a aplaudir a selecção portuguesa”.

Deisy Ferreira