Europeu de Patinagem lança desafio ao voluntariado jovem

segunda, 09 de julho 2007

As Câmaras Municipais de Estarreja e de Ovar celebraram com o IPJ – Instituto Português da Juventude o protocolo do Projecto de Voluntariado Jovem para o Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade – pista, estrada e maratona, que decorrerá em Canelas (Estarreja) e Válega (Ovar), de 22 a 29 de Julho. A cerimónia teve lugar esta manhã no Governo Civil de Aveiro e foi presidida pela presidente do IPJ, Helena Alves.

A responsável do IPJ, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Oliveira, e o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, assinaram o acordo que formaliza a participação dos voluntários.

Rubricado o protocolo, Helena Alves salientou que o , nomeadamente associando-os a actividades benéficas como o desporto. A presidente do IPJ considera de extrema importância “os eventos de natureza desportiva que põe os jovens em contacto com actividades e pessoas que têm opções de vida saudáveis”. A esse nível, o associativismo tem um papel fundamental por ser uma “escola de cidadania” onde os jovens podem revelar as suas capacidades de dinamização e de gestão.

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja lembrou que a Associação Desportiva Arsenal de Canelas “teve a capacidade de perceber a importância do desporto como factor de agregação”. O Europeu proporcionou esta parceria entre associações, câmaras e administração central. Por outro lado, terá a “capacidade de ganhar e atrair os jovens”. Sem qualquer dúvida, na conjugação de todos estes factores “é assim que se constrói uma juventude mais sadia”, disse José Eduardo de Matos.

Canelas, freguesia com 1500 habitantes, vai hospedar o Europeu. “A Associação Desportiva Arsenal de Canelas tem construído um equipamento que nos orgulha e vai ser um local de excepção para a realização deste evento”, acrescentou o autarca ao valorizar o enorme trabalho desenvolvido para a realização do campeonato.

A parceria e o voluntariado foram aspectos sublinhados pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar. Manuel Oliveira espera que o projecto de voluntariado seja mais um contributo para combater o “individualismo excessivo” da sociedade contemporânea fazendo com que os “jovens ajudem a valorizar as iniciativas e a assumir um espírito comunitário e de valorização da comunidade”. Quanto ao Europeu, Manuel Oliveira tem a certeza que “terá sucesso garantido”.

No início da sessão, a delegada regional do IPJ, Catarina Rodrigues, havia realçado “a adesão entusiasta e activista dos jovens” do distrito a projectos de voluntariado, lembrando que, segundo um estudo recente feito a nível nacional, “um em cada dez jovens mantêm um papel activo em actividades de cidadania”, cultivando o seu sentido de responsabilidade e de dever. O objectivo é superar este indicador. Por isso, o “voluntariado jovem é uma das áreas de política de juventude que o IPJ tem vindo a implementar”.

Enquadrar e orientar atletas, técnicos e dirigentes das diversas Selecções Nacionais; apoio logístico às diversas provas; apoio e informação ao público são algumas das tarefas para as quais a ajuda dos voluntários é imprescindível. O jovem terá direito a formação geral e específica, seguro de acidentes pessoais, bolsa para ressarcimento de despesas e Certificado de Participação. O número de voluntários pode rondar entre os 20 e os 60. Os jovens, com idades entre os 16 e os 30 anos, podem inscrever-se no site www.voluntariadojovem.pt

18 países confirmados

Até ao momento está confirmada a presença de 18 países no Europeu de Patinagem de Velocidade – Absolutos, envolvendo cerca de 150 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e juízes. As selecções de Portugal, Dinamarca, Eslovénia, Áustria, Holanda, Hungria, Grã-Bretanha, Polónia, Suécia, Ucrânia, Finlândia, Itália, França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Suiça e Liechtenstein serão recebidas na Pista do Arsenal de Canelas, no dia 22 de Julho, na sessão de abertura do Europeu.