Gabinete de Atendimento ao Munícipe acolhe 1 centena de utentes por dia

sexta, 13 de julho 2007

Em Estarreja, o utente que recorre ao atendimento público do Município espera cerca de onze minutos pela sua vez e o seu caso é resolvido em dez minutos. O GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja completou o segundo ano ao serviço dos munícipes.

O balanço anual da actividade do GAME revela que, entre Março de 2006 e Março deste ano, foram registados mais de 26 mil atendimentos. Os seis postos de acolhimento recebem 107 pessoas por dia. Em média, 2176 munícipes recorrem, por mês, aos serviços do GAME.

Este gabinete veio dar mais dignidade ao atendimento, evidenciando o compromisso do município para com a satisfação dos utentes dos serviços públicos e com a melhoria contínua dos serviços prestados e dando resposta aos problemas concretos dos cidadãos.

“Em apenas 2 anos, para quem se recorda como era antes o atendimento, procedeu-se a uma pequena revolução, visível também nestes resultados. O GAME é hoje uma imagem de marca da Câmara de Estarreja”, ilustra o presidente da Câmara Municipal, lembrando as desprovidas condições em que o atendimento era feito e que obrigava o utente a percorrer os corredores dos vários edifícios municipais.

Hoje, num único local, os munícipes podem resolver os vários assuntos, racionalizando e desburocratizando as relações da administração pública local com os seus utentes.

José Eduardo de Matos adianta que “este esforço de modernização e de qualidade encontra-se em avaliação contínua, estando já em projecto a inclusão da Tesouraria neste modelo”. Aproximar aos estarrejenses a resolução de matérias relativas à administração central é outra finalidade do executivo. O autarca revela que “em estudo está também a possibilidade de criação de uma Loja do Cidadão, visando implantar em Estarreja este formato nacional”.

O GAME assegura o atendimento nas áreas de obras particulares, taxas, licenças e mercados, passes escolares, água e saneamento, recolha de lixo, recenseamento militar, recursos humanos e atendimento geral.

O gabinete instalado no rés-do-chão dispõe de 3 postos destinados ao atendimento geral e 3 postos de atendimento na área do urbanismo. Funciona de segunda a sexta-feira, assegurando um horário ininterrupto compreendido entre as 9h e as 16h.

Do total de 26117 atendimentos efectuados, entre Março de 2006 a Março deste ano, 32% dizem respeito à área de taxas, licenças e mercados. 27% dos utentes recorreu ao GAME para resolver questões ligadas a obras particulares. A água e saneamento abarcaram 19% dos atendimentos. A educação e acção social despoletaram, de igual forma, 19% de atendimentos.

De referir que o mês de Junho do ano passado foi o que registou uma afluência anormal, com 3261 atendimentos, devido à campanha municipal de incentivo para ligação às redes de água e ao saneamento. O GAME recebeu nesse período 48% de atendimentos respeitantes a pedidos de ligação. Excepcionalmente, nesse mês o tempo médio de espera foi de uma hora e meia no atendimento geral.

O GAME tem a competência de prestar com a maior clareza e fundamento a informação aos cidadãos, bem como analisar, esclarecer, apoiar e dar andamento a todas as reclamações, críticas e sugestões apresentadas pelos utentes.