Caso das lamas em Canelas: Câmara expressa indignação ao Ministro

segunda, 16 de julho 2007

A Câmara Municipal manifestou ao Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional a sua indignação por, na questão ambiental da deposição de lamas em Canelas, “as análises demorarem 9 meses a ser efectuadas, apesar das repetidas insistências da Câmara, o que é inadmissível e causa o descrédito de toda a administração pública, do nível central, ao regional e local”, conforme descreve a deliberação unânime da reunião camarária.

A autarquia recebeu recentemente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro os relatórios de ensaio e respectivas apreciações emitidos pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e referentes à deposição de lamas em Canelas.

O assunto esteve em cima da mesa em reunião de Câmara que deliberou expressar ao Ministro do Ambiente a sua indignação pela inadmissível demora. A apreciação técnica da APA às análises realizadas refere que os valores encontrados são todos inferiores aos valores limite permitidos por lei.

Paralelamente, a autarquia continua a insistir junto da CCDR para que informe acerca do ponto de situação do processo de contra ordenação então levantado à empresa prevaricadora.