Posto de Transformação da Fontinha desmantelado

quinta, 19 de julho 2007

A Câmara Municipal demoliu o Posto de Transformação (PT) nº 47, existente no Parque de Estacionamento junto ao Pavilhão Municipal, um ponto negativo no cenário urbanístico da zona, agora tão valorizada com o Parque Municipal do Antuã e com a construção de edifícios habitacionais.

Além do impacto ambiental negativo, conforme demonstra a primeira fotografia, a edificação ocupava alguns lugares de estacionamento automóvel. Um novo equipamento mais discreto, situado junto da Piscina Municipal, veio substituir o velho PT.

A operação de substituição envolveu custos elevados que foram repartidos pela EDP, que suportou o lado técnico, e pela Câmara Municipal que arcou com os valores relacionados com a construção civil, nomeadamente a construção do novo PT, abertura e reposição de valas e passeios, instalação de caixas de visita e colocação de tubos e, finalmente, a demolição da velha cabine, que se concretizou na passada semana. O valor dos trabalhos suportados pela Câmara Municipal ronda os 25 mil euros.

A instalação do novo equipamento trouxe claras vantagens para o fornecimento de energia a toda a área abrangida. Além do mais, a zona ganha uma clara melhoria visual do espaço e mais alguns lugares disponíveis para estacionamento, assim mostra a segunda imagem.