Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade: Competição começa hoje em Canelas com 18 países

segunda, 23 de julho 2007

Abriu oficialmente o Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade que decorre em Canelas e Válega até dia 29. A sessão de abertura aconteceu ontem à noite na Pista de Corridas em Patins do Arsenal de Canelas, onde desfilaram as 18 Selecções Nacionais presentes na competição. Centenas de pessoas assistiram à abertura do Europeu enchendo as bancadas do complexo desportivo da freguesia. As entidades portuguesas deram as boas vindas às comitivas internacionais.

Esta organização foi possível graças à união de esforços dos municípios de Estarreja e Ovar e à dinâmica dos clubes envolvidos, o Arsenal de Canelas e o Válega.

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, salientou isso mesmo na sessão de discursos, agradecendo a todos aqueles, sobremaneira o Arsenal de Canelas, que trabalharam nos últimos meses até ao último segundo para que "esta grande noite se tornasse uma realidade". Uma festa com esta dimensão internacional é uma demonstração da capacidade organizativa dos clubes e da capacidade de aproximação das entidades envolvidas.

Também o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel de Oliveira, falou na convergência de esforços e objectivos de todas as entidades envolvidas. Aos olhos do autarca esta é uma iniciativa extraordinária e de grande importância. "Não é todos os dias que temos 18 países representados com cerca de 140 atletas". A expectativa é que o Europeu seja um sucesso em benefício da promoção e valorização dos concelhos de Estarreja e de Ovar e da patinagem.

A sessão foi interrompida devido à chuva, ficando sem efeito as actuações dos Ranchos Folclóricos “As Tricaninhas do Antuã” e “As Ceifeiras de S. Miguel” e da Escola de Samba “Os Morenos”. A Banda Bingre Canelense tocou ao vivo o Hino Nacional e o Hino da Alegria. O espectáculo multimédia deu por encerrada a noite.

A partir desta segunda feira e até quarta-feira, dia 25, a Pista de Patinagem de Velocidade do Arsenal de Canelas, com 225 metros de perímetro, recebe a competição de pista. A competição de estrada decorrerá entre 27 a 29 em Válega.

Segunda, 23 | Pista
16h00/22h35 Provas
22h00 e 22h50 Entrega de prémios

Terça, 24 | Pista
16h00/22h30 Provas
22h00 e 22h45 Entrega de prémios

Quarta, 25 | Pista
18h00/22h15 Provas
20h30 e 22h30 Entrega de prémios
22h50 Encerramento das Provas de Pista

Quinta, 26
09h00 Pista de Canelas e Biblioteca Municipal de Estarreja | Seminário Internacional de Patinagem de Velocidade, "Componentes
Técnicas Fundamentais na Patinagem de Alta Competição", por Paolo Marcelloni, técnico da Federação Italiana de Patinagem de
Velocidade.

21h00 Espectáculo de Abertura da Vila Desportiva de Válega
Os Bailarinos (Grupo de Passerelle - Carnaval);
Grupo de Folclore da Casa do Povo de Válega;
Os Cavaquinhos de Valdágua (Música Popular Portuguesa)

Sexta, 27 | Estrada
17h00/22h05 Provas