AEI Digital – Modernização administrativa da Câmara Municipal

quinta, 26 de julho 2007

O AEI Digital, um dos sete projectos digitais desenvolvidos em Estarreja no âmbito do Aveiro Digital 2003-2006, teve um forte impacto na modernização administrativa da Câmara Municipal.  Com um orçamento global de 185 mil euros, o projecto implicou um enorme desafio interno e trouxe resultados muito interessantes para profissionais e para o munícipe, fruto da evolução dos sistemas de gestão de informação.  

A autarquia apostou na formação e qualificação dos funcionários e no apetrechamento de equipamentos.  Em três anos, foram adquiridos 37 computadores; um storage para armazenamento da documentação dos utilizadores; servidores para aplicações, web, gestão de acesso à internet e firewall, base de dados e de e-mail; equipamento de rede ligando todos os servidores e permitindo a troca de grande volumes de informação; 4 scanners (digitalizadores de documentos); sistema de gestão documental e workflow; e um conjunto de novas aplicações.  Há 12 anos atrás existiam em toda a autarquia 2 computadores.  Hoje, todos os serviços da autarquia têm acesso às novas funcionalidades disponibilizadas na rede informática da Câmara e dispõem de endereços electrónicos facilitando a comunicação interna e com o exterior. O acesso à informação é mais rápido.     

A implementação da Intranet, em 2005, foi um dos passos marcantes. É nesta nova “mesa de trabalho” que os funcionários da autarquia podem encontrar todas as ferramentas que necessitam para o seu trabalho diário e partilhar documentos e formulários comuns a toda a organização, revolucionando os métodos de trabalho.Tais equipamentos e aplicações informáticas permitem uma melhor, mais rigorosa, fiável e segura obtenção da informação e de registo da actividade autárquica de uma forma integrada, conseguindo fornecer informação de uma forma mais célere aos serviços e munícipes.  

A implementação do AEI Digital permitiu um incomensurável aumento na qualidade, rigor, celeridade, fiabilidade e segurança da informação existente na autarquia. A abertura do GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja foi o expoente máximo da modernização administrativa tendo em vista a desburocratização do serviço público e a resolução célere das solicitações do utente.   

A página da Câmara na internet é outro meio de relacionamento rápido com o cidadão disponibilizando serviços web da autarquia no Balcão Virtual. Hoje, o munícipe pode fazer consulta de dados e consulta de processos de urbanismo. Brevemente, ficarão disponíveis as consultas a processos de ciclomotores, feiras e mercados e publicidade, formulários para submissão electrónica e o pagamento on-line. 

O munícipe que não tem internet em casa pode usufruir dos dois Espaços Internet Municipais de livre acesso, instalados na Casa da Cultura e na Biblioteca Municipal, ou dos 6 Espaços Internet Freguesias (Avanca, Beduído, Canelas, Pardilhó, Salreu, e Fermelã). Com o objectivo de tornar acessíveis a todos as novas tecnologias da informação, a Câmara Municipal adquiriu 60 computadores, 60 impressoras e 60 pacotes de software educativo que foram instalados em cada uma das salas de aula das escolas do primeiro ciclo do ensino básico.  

Abrangendo outra importante faixa etária, também nos lares e centros de dia do concelho foram instalados computadores e ligações à internet.