Rede Social avança com Plano de Acção

quinta, 09 de agosto 2007

A Rede Social de Estarreja aprovou o Plano de Acção (PA) 2007/08, documento para operacionalizar as estratégias delineadas pelo Plano de Desenvolvimento Social (PDS). O PA integra um conjunto de acções e projectos que fomentam o desenvolvimento social, assentes no pressuposto de combate à pobreza e exclusão social.

O plano contempla acções que promovam a optimização dos recursos existentes ou a criar, de forma a permitir dar respostas adequadas e eficientes aos problemas diagnosticados como prioritários. As medidas estão definidas por eixos de intervenção: combater e prevenir comportamentos de risco na família; criar respostas sociais e alternativas de apoio à 3ª idade; e promover a empregabilidade e adequar a qualificação às necessidades do mercado de trabalho.

A constituição de uma equipa de intervenção em rede e de 5 núcleos e a criação de uma base de dados como instrumento de apoio para o conhecimento das famílias são exemplos de acções a concretizar no eixo I.

No apoio aos idosos, até 2008 será criado um banco de voluntariado para prestar ajudas no domicílio. Uma das metas a alcançar até 2010 é diminuir em 20% a lista de espera para a valência de lar, alargando respostas sociais no concelho.

No eixo 3, até ao final deste ano, a Rede fará um levantamento das necessidades e ofertas de formação. Para o próximo ano está previsto um encontro sobre empreendedorismo e micro-crédito e uma Feira de Actividades Económicas.

A operacionalização do PDS, através de Planos de Acção, implica um processo de avaliação articulado.

Em fase de implementação desde Maio de 2005 até Setembro de 2007, a Rede Social já produziu os seguintes documentos:

Pré – Diagnóstico Social
Diagnóstico Social
Plano de Desenvolvimento Social
1.º Plano de Acção (2007/2008)
Regulamento Interno

A Rede Social é constituída por 72 entidades (Câmara, instituições, colectividades, escolas, juntas, empresas).

Câmara Municipal de Estarreja
DEAS – Divisão de Educação e Assuntos Sociais da
Rua das Comunidades (antiga casa dos Magistrados)
Telefone: 234 840 600