Câmara Municipal apoia Ranchos Folclóricos do Concelho

quinta, 02 de agosto 2007

 A Câmara Municipal de Estarreja deliberou conceder apoios, a título de subsídios, aos Ranchos Folclóricos do Concelho.

Esta iniciativa assenta no reconhecimento de que as colectividades em geral, e os Ranchos Folclóricos em particular, são uma das imagens de marca do Município de Estarreja, evidenciada pelas suas dinâmicas e capacidades de congregar a comunidade. Uma das áreas de maior riqueza cultural é o Folclore, instrumento propício de divulgação dos usos e costumes que, aliados à música popular, dão a conhecer a identidade sócio - cultural dos seus lugares. 

Estarreja tem cinco ranchos folclóricos que se têm revelado embaixadores do Concelho e da nossa cultura. Os seus intercâmbios com outros ranchos do país e até do estrangeiro e o Encontro de Folclore das Festas do Município são elucidativos da sua importância.

Neste sentido a autarquia considera ser muito importante que estes sejam incentivados, por exemplo contribuíndo para uma cada vez mais digna representação que passa pela aquisição de trajes, pelo que cada um dos Ranchos Folclóricos do concelho irá receber um apoio de 500€ cuja verba será entregue mediante a apresentação da factura das aquisições.  

Ranchos Folclóricos existentes no Concelho

Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca
Rancho Folclórico “ As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã”
Grupo Etnográfico “Danças D’Aldeia”
Rancho Folclórico ”As Tricaninhas do Antuã”
Rancho Folclórico e Etnográfico de Veiros.

 


Fotos - Encontro de Ranchos Folclóricos - Festas do Município 2007