Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades: José Lima passou por Estarreja

segunda, 06 de agosto 2007

José Lima passou por Estarreja, tendo feito uma paragem para descansar em Fermelã. No ano em que se comemora O Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, José Lima, 52 anos, tetraplégico desde 1997, natural de Ponte de Lima, pretende ligar Viana do Castelo, onde reside, ao Algarve, em cadeira de rodas com o objectivo de alertar para a dificuldade que tem em arranjar emprego.

Licenciado em electrónica industrial, diz que está “desempregado há três anos” e queixa-se que “todas as portas se lhe fecham automaticamente, quando se apresenta numa qualquer empresa em cadeira de rodas".

Recorde-se que no corrente ano Estarreja recebeu da  APPLA, Associação Portuguesa de Planeadores do Território, a Bandeira de Prata da Mobilidade ao Município o que significa que Estarreja tem conseguido executar uma estratégia que assenta na preocupação de eliminar barreiras que transtornam o dia-a-dia dos cidadãos. Este é o 4º concelho do país a exibir o galardão.

O Município foi trabalhando e eliminando barreiras. Em 2005 entrou em vigor o Regulamento Municipal para a Promoção da Mobilidade e desde então o município tem trabalhado para eliminar barreiras através da realização acções fundamentais, e concretas, como: rebaixamento de passadeiras, correcção da localização de prumos de sinalização e da colocação de elementos urbanos, como contentores do lixo e candeeiros que têm vindo a ser retirados dos passeios e colocados nas fachadas dos edifícios. O Parque Municipal do Antuã, em plena cidade, foi desenhado com percursos acessíveis.

Relativamente à questão de igualdade de oportunidades que move José Lima a autarquia estarrejense é igualmente sensível, contando no seu quadro de pessoal com um funcionário efectivo, também com deficiência motora.