Beneficiação do Parque Escolar Municipal: Melhorias em 5 Escolas

segunda, 24 de setembro 2007

A beneficiação do Parque Escolar do Município prossegue com intervenções em cinco escolas do concelho. Actualmente, a Autarquia tem em fase de conclusão ou arranque beneficiações nas escolas básicas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Canelas, Sr.ª do Monte (Salreu), Agro (Beduído), Bandeira (Avanca) e Terra do Monte (Fermelã), num investimento total de 170 mil euros.

ESCOLA DA BANDEIRA obra concluída
Foto

A intervenção incluiu a execução de arranjos vários, nomeadamente a remoção do muro e nova vedação, por motivos de segurança, a resolução de problemas de infiltração, arranjo do espaço de recreio e pinturas.

ESCOLA DA SRª DO MONTE obra concluída
Foto

A beneficiação veio resolver problemas de segurança no interior do recinto escolar com a elevação do muro lateral poente e a criação de um gradeamento na zona frontal à escola com espaço de espera protegido, aplicando o critério que se tem vindo a usar noutras escolas do concelho.

ESCOLA DO AGRO em execução
Foto actual da escola - Os degraus vão deixar de existir promovendo-se a mobilidade para todos
A beneficiação da Escola do Agro começou esta semana e contempla o arranjo do espaço exterior e obras de conservação (revisão da instalação eléctrica e do equipamento sanitário, renovação de pavimentos nas salas de aula, substituição das caixilharias e fecho de alguns vãos que se têm constatado problemáticos ao comportamento térmico do edifício).

A obra prevê ainda a instalação de um parque infantil de apoio ao Jardim-de-Infância, de aquecimento nas salas de aula, para além de novo equipamento mobiliário para a cantina.

ESCOLA DE CANELAS em fase de arranque
A obra prevê a criação de acesso para deficientes ao edifício escolar e a construção de sanitário para deficientes, até agora inexistente. A construção de uma sala polivalente para o prolongamento do pré-escolar, que vem substituir uma edificação pré-fabricada, é outra das medidas contempladas.

ESCOLA DA TERRA DO MONTE em fase de lançamento de concurso
Após uma intervenção no ano passado que incluiu a substituição de pavimentos e pinturas, este ano a Câmara executa a vedação do recinto escolar, pavimentação exterior e execução de um WC, com duche, para deficientes.

RECUPERAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR INICIADA EM 2002

O Plano de Recuperação do Parque escolar, hoje com um total de 15 estabelecimentos de ensino, foi iniciado em 2002 com o objectivo de melhorar as condições de aprendizagem e de trabalho para alunos, professores e pessoal auxiliar, conseguidas através de beneficiações, reconstruções e ampliações de edifícios, arranjos de espaços exteriores, melhoria de equipamento (iluminação, mobiliário, aquecimento, etc.) e da implementação de refeitórios.