Workshop “Vídeo Profissional para Amadores” com inscrições fechadas

quinta, 13 de setembro 2007

O primeiro workshop do FESTARREJA 2007 sobre vídeo profissional para amadores já está preenchido. Com uma capacidade para 12 formandos, esta acção tem as inscrições fechadas.

Agendado para os dias 17, 18 e 19, o workshop vai decorrer no Espaço Internet, entre as 19h e as 21h.

Orientado por Paulo Pielle, operador de câmara profissional, este workshop pretende focar os principais factores que dão origem a um trabalho em vídeo com um cunho mais profissional, nomeadamente através da correcção de pormenores como os enquadramentos e os zooms.

Na abordagem aos diferentes tipos de enquadramento, será dada liberdade para que os participantes captem imagens em bruto com câmaras amadoras, para posterior análise. Os formandos irão ainda manusear equipamento profissional para verem as diferenças e as limitações do equipamento amador e saberem como ultrapassar essas dificuldades. Cada equipa irá captar imagens em bruto com vista à execução de uma peça. Realizar-se-á a montagem da peça aliando à imagem o som, o grafismo e a voz.

Workshop “A construção de um Blog”

O segundo workshop do FESTARREJA sobre a construção de um Blog vai decorrer nos dias 20 e 21, entre as 19h e as 21h, no Espaço Internet.

O Homem evoluiu a uma velocidade espantosa a sua forma de comunicar. Esta evolução dá um enorme salto com o aparecimento das comunidades “blogger’s”. Muitas vezes confundidas como páginas apenas de divulgação de ideologias ou mesmo como páginas apenas de mal dizer, os blogs foram inicialmente mal interpretados, mas rapidamente foram vários os grupos de interesse comum a saberem aproveitar esta oportunidade comunicativa levando a comunidade Web a ver com outros olhos a blogosfera actual. Esta evolução cultural da internet está acessível a toda a comunidade que assim pode comunicar com o Mundo de uma forma gratuita, rápida, fácil e sem grandes formalismos.

Neste workshop orientado pelo fotógrafo profissional João Vidal Lemos vão ser abordados vários aspectos técnicos e teóricos sobre o fenómeno “blog” dos quais se destacam os seguintes pontos:

- Blogosfera, o que é? No que se transformará?
- Construir um blog
- Actualizar um blog
- Produção de conteúdos para um blog
- Técnicas de publicitar um blog
- A ética na blogosfera
- Oportunidades económicas na blogosfera

As inscrições para este workshop podem ser feitas através do endereço electrónico festarreja@cm-estarreja.pt, ou na Divisão da Cultura através do número de telefone 234 840 600. As inscrições são limitadas e gratuitas.

FOTOS: os formadores Paulo Pielle e João Lemos