Programa CASA MELHOR – Beneficiação de habitações degradadas

67 FAMÍLIAS CARENCIADAS COM MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA

quarta, 26 de setembro 2007

51 Famílias, com carências habitacionais e sem recursos económicos para melhorarem as suas casas, já viram as suas condições de vida melhoradas graças ao “Casa Melhor”, o programa criado pela Câmara Municipal, em 2004, para apoiar a conservação de habitações degradadas de pessoas carenciadas. A 5ª edição, em curso, contempla mais 16 casos cujas obras já se encontram no terreno.

O programa pretende contribuir para a redução significativa das habitações sem condições mínimas de habitabilidade e dignidade, o que proporciona assinaláveis mudanças na melhoria das condições de vida dos agregados familiares economicamente desfavorecidos.

Em cinco edições, o “Casa Melhor” concedeu apoio financeiro a 67 famílias, totalizando o valor global de 212 443 €. Avanca (22 casos), Veiros (14) e Salreu (12) são as freguesias onde tiveram lugar mais intervenções. De Pardilhó (9), Beduído (4) e Canelas (1) chegaram menos solicitações de apoio.

Tendo em conta as 67 candidaturas aprovadas até hoje, os valores repartem-se da seguinte maneira pelas sete freguesias do concelho: Avanca 73 470 €; Veiros 43 931 €; Salreu 39 770 €; Pardilhó 26 192 €; Fermelã 14 563 €; Beduído 10 767 €; Canelas 3 750 €.

A concessão das comparticipações financeiras ocorre na sequência de um concurso público promovido pela autarquia em Abril. Caso não se esgote a verba prevista, uma nova edição tem lugar em Setembro. O programa visa subsidiar agregados familiares carenciados e cujas casas sejam passíveis de recuperação. O “Casa Melhor” disponibiliza comparticipações a fundo perdido até um valor máximo de 3.750 euros. A execução das obras é da responsabilidade dos candidatos.

As intervenções são diversificadas mas as obras mais frequentes dizem respeito à reparação de telhados e construção de instalações sanitárias e eléctricas. Essas melhorias, muitas vezes simples de efectuar, são catalizadoras de estímulos sociais e educacionais e de mudanças nos hábitos de vida: melhoria das condições de higiene pessoal e habitacional e maior sentimento de segurança e qualidade de vida, sobretudo nos agregados que têm crianças em idade escolar.

Um caso de electrificação, em pleno século XXI, numa casa onde os menores perdiam a vontade de estudar devido à insuficiente luz da vela, a construção de uma casa de banho para uma idosa, que fazia a sua higiene pessoal numa bacia, a reparação de um telhado que ameaçava ruir, são exemplos de mudanças significativas para estas famílias.

FOTOS: Exemplos de intervenções