Conferência sobre “Novas Soluções Energéticas”

Futura Piscina de Estarreja é apresentada como exemplo na Universidade de Aveiro

quarta, 10 de outubro 2007

O Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEEA – AAUAv) promove uma conferência subordinada ao tema “Energia & Ambiente - Gestão, Inovação e Sustentabilidade”, pretendendo explorar as ideias que estão na base da “Estratégia Nacional para a Energia” e que terão aplicação na vida dos cidadãos e das empresas.

O planeamento estratégico de ecoeficiência do futuro Complexo de Piscinas de Estarreja será um dos exemplos a focar no segundo painel subordinado ao tema “Ecoeficiência energética em edifícios”, numa apresentação da EcoInside, a empresa que elaborou o estudo para o projecto de ecoeficiência para a futura piscina.

O evento realiza-se esta noite, pelas 21, horas no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.
 

Conferência
“Novas Soluções Energéticas”
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

Introdução
A energia é, simultaneamente, um importante factor de produção para o crescimento da economia portuguesa e um elemento vital para o desenvolvimento sustentável do país. Para atingir a meta em 2010 de consumo de 10% da energia eléctrica à base de energias renováveis, Portugal tem que incentivar de forma agressiva dinâmica a utilização de diversos tipos de energia.

A “Estratégia Nacional para a Energia” centra-se na utilização de energias alternativas para a produção eléctrica em Portugal, na investigação de novas tecnologias e combustíveis alternativos, na educação, na eficiência energética de edifícios e numa gestão organizada, responsável e equilibrada da energia nacional. As políticas energéticas dominam várias vertentes, como: as centrais de ciclo combinado, a energia eólica, a valorização energética da biomassa, biocombustíveis, energia solar, energia das ondas, eficiência energética em edifícios e habitações e a mobilidade sustentável (transportes com híbridos, gás natural, etc).
O referido evento tem como objectivo a apresentação, por parte de diversos oradores, de assuntos relacionados com a investigação nas diversas áreas acima referidas, na sua aplicação e viabilidade.


Programa
10 de Outubro de 2007


21.00h – Sessão de Abertura com Prof.ª Dr.ª Ana Paula Gomes – vice-presidente do Conselho Directivo do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro

Moderador: Prof. Dr. Luís Tarelho – Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro

21.15h – 1º Painel: “Energias alternativas em Portugal”
               Orador: sujeito a confirmação

21.45h – 2º Painel: “Ecoeficiência energética em edifícios”
               Orador: Ecoinside
    
22.15h – Coffee break

22.30h – 3º Painel: “Os biocombustíveis e a mobilidade sustentável”
               Orador: Prio Advanced Fuels - Grupo Martifer

23.00h – Debate aberto ao público

23.30h – Encerramento