Mais de 4 mil utentes inscritos

3º Aniversário da Biblioteca Municipal

sexta, 12 de outubro 2007

A Biblioteca Municipal de Estarreja comemora 3 anos de vida. A Câmara Municipal assinalou a data com um programa comemorativo do 3º aniversário da inauguração que encerrou com a apresentação do livro “Ao pé das Palavras”, de Hélder Ramos.

A nova Biblioteca foi inaugurada a 9 de Outubro de 2004 após a reconstrução da antiga Casa dos Leites, edifício apalaçado construído no princípio do séc. XX como habitação da família dos Leites. É, agora, Biblioteca Municipal de Estarreja, função para a qual o edifício foi recuperado e reconvertido. Todo o interior foi reestruturado, tendo-se privilegiado a recuperação da fachada.

Em 3 anos de existência, a Biblioteca tem demonstrado que é um dos maiores equipamentos culturais do concelho, apostando na diversidade e enriquecimento cultural para atrair diferentes públicos.

Hoje, a Biblioteca de Estarreja tem 4316 utentes inscritos, dos quais 1441 são crianças e jovens menores de 18 anos. “Queremos continuar a aumentar o número de utentes. Tem-se assistido a uma procura efectiva e substancial deste espaço”, afirma o Vereador dos Pelouros da Educação e da Cultura da Câmara Municipal, João Alegria. A “oferta diversificada e abrangente” é o trunfo.

Dotar a Biblioteca de um fundo de qualidade é um desafio permanente. Actualmente, o fundo documental é constituído por 20293 volumes, incluindo títulos das secções de adultos e infanto-juvenil, fundo regional e local, audiovisuais e periódicos. Em três anos de funcionamento, a Biblioteca regista 38185 empréstimos, numa média anual de 12728 empréstimos.

No último ano, houve uma aposta no apetrechamento do fundo local. “Temos no concelho uma riqueza cultural que anda dispersa e as pessoas procuram esses contributos”, por isso a Biblioteca tem procurado responder a essa necessidade do público.

A consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares do Município é outro dos aspectos salientados pelo Vereador da Cultura. Nesta fase, o projecto envolve 6 escolas (os 3 Agrupamentos de Escolas - Estarreja, Pardilhó e Avanca, a Escola Secundária e as Escolas do 1º Ciclo das Laceiras e do Mato).

O objectivo é aproveitar a sinergia das bibliotecas escolares para que cada freguesia tenha um espaço de leitura.  Em 2008, na 2ª fase do projecto, irá avançar-se para a incorporação dos fundos da cada biblioteca na constituição de um catálogo colectivo.

Os leitores mais assíduos

Na terça-feira, a performance “CAMÕES é um POETA RAP” apresentou de forma diferente um dos maiores vultos da literatura. A Biblioteca homenageou os 6 leitores mais assíduos, entre adultos e crianças.

Eva, 7 anos, é uma das leitoras mais fiéis do Espaço Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal. “Os livros são nossos amigos, ensinam muitas coisas”, é um dos conselhos da mãe que costuma “ler para ela e com ela”. Inês Silva conta que a filha visita com frequência a Biblioteca, nomeadamente a Secção Infantil, onde “explora os livros, constrói puzzles e brinca com os jogos”. Estimulada durante a idade infantil para a leitura, Eva é um bom exemplo de que o gosto pelos livros pode começar bem no início das nossas vidas.

Carla Oliveira, 27 anos, é uma devoradora de livros. Vem de duas em duas semanas à Biblioteca para requisitar 3 livros de cada vez. O filho Ricardo, com apenas 3 anos, já segue os passos da mãe. “Ele gosta muito de livros e decora as histórias”, diz orgulhosa. Carla elogia o espaço por ser confortável e atractivo e promete continuar a ler ao mesmo ritmo porque encontra na Biblioteca as temáticas que lhe interessam.

Programa Educativo da Biblioteca

O programa comemorativo dos 3 anos da Biblioteca começou com as sessões de “Histórias com Bicho” ao longo de todo o dia de terça-feira. A “Hora do Conto” também trouxe mais crianças e jovens à Biblioteca. A última sessão realizou-se ontem à tarde e foi dedicada aos utentes da CERCI de Estarreja. Estes são exemplos de dinamização da Biblioteca Municipal de Estarreja como forma de atracção dos mais novos para a leitura e para a frequência do espaço.

A promoção da cultura junto do público infanto-juvenil é “uma aposta cada vez mais consolidada. Há uma crescente oferta de actividades e projectos que pretendem estimular as capacidades e competências das crianças e jovens”. Na avaliação de João Alegria, a programação educativa da Biblioteca é “um dos aspectos mais enriquecedores”.

O Programa Educativo 2007/08 da Biblioteca, destinado a crianças e jovens, dos 6 meses aos 20 anos de idade, vai arrancar em Novembro. Deste programa fazem parte um conjunto de projectos: "Contos à Volta do Mundo…" (Hora do Conto para crianças dos 03 aos 10 anos); "Contos de Palmo e Meio" (Hora do Conto para crianças dos 6 meses aos 03 anos); "Eu e a Biblioteca" (Prolongamentos do Ensino Pré-Escolar); "Cantinho d’Arte II" (Ateliers para crianças/jovens dos 6 aos 14 anos); "Mãos que Criam…" (Ateliers para jovens dos 15 aos 20 anos); "Se eu tivesse… uma Tela" (trabalhos em tela para crianças/jovens dos 6 aos 14 anos; e "Férias na Biblioteca" (Ateliers nas férias de Natal - Dezembro 2007 e Páscoa – Março 2008).