Documentário “Discretas Afinidades” em exibição no Festival CINE-ECO

O documentário sobre o Baixo Vouga, nas zonas de Salreu e Canelas, vai hoje ser exibido no Festival Cine-Eco, com direcção do realizador Lauro António. Este trabalho foi produzido no âmbito do projecto BioRia.

segunda, 22 de outubro 2007

O documentário "Discretas Afinidades" vai estar presente no CINE-ECO – 13º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente. Este é, sem dúvida, o mais importante certame sobre ambiente em Portugal e um dos mais conceituados da Europa, com direcção do realizador Lauro António, que dispensa quaisquer apresentações no meio cinéfilo.

O documentário produzido no âmbito do projecto BioRia sobre património natural da Ria de Aveiro e mais especificamente das freguesias de Salreu e Canelas foi pré-seleccionado para ir a concurso e ser exibido, entre mais de 400 candidaturas provenientes de todo o mundo.

O Festival realiza-se entre 22 e 27 de Outubro, em Seia (Serra da Estrela). O "Discretas Afinidades" será exibido no dia de abertura do CINE-ECO, no dia 22, pelas 15h.

Site do Festival: www.cineeco.org

Documentário “Discretas Afinidades”

No âmbito do BioRia, produziu-se o documentário vídeo, intitulado “Discretas Afinidades”, integrado na componente da divulgação do património natural, uma das principais linhas de acção programática que compõem o projecto.

“Discretas Afinidades” dá a conhecer o rico e valioso património natural da Ria de Aveiro e mais especificamente das freguesias de Salreu e Canelas, do concelho de Estarreja. Para além desta imensa e internacionalmente reconhecida riqueza faunística e florística da região, que a tornam única no panorama nacional, o documentário promove e incentiva as características actividades tradicionais locais, muitas delas resultantes de uma umbilical relação de convívio entre o Homem e a Natureza na região.

Esta mútua convivência e interdependência provêm de tempos imemoriais e importa mantê-las a todo o custo, desde que salvaguardados todos os imperativos ambientais e adoptada uma equilibrada estratégia que conduza, através de uma clara aposta numa política assente no desenvolvimento sustentável, ao desejado equilíbrio ecológico, desígnio maior das sociedades mais evoluídas.

A abordagem multidisciplinar e agregadora de vontades, consciências e assente numa efectiva actuação, que presidiu, desde logo, não só ao documentário agora editado, mas foi sendo corporizada nas inúmeras actividades e políticas desenvolvidas pela Autarquia de Estarreja no âmbito da conservação da natureza e, em particular, no âmbito do BioRia, enquadra-se dentro de toda uma nova filosofia de abordagem da temática ambiental, onde se pretende trabalhar com as populações locais e nunca contra elas, assumindo-as como os melhores aliados e os maiores garantes de sucesso na batalha da sustentabilidade ambiental e da conservação da natureza.

Este é um documentário inovador, filmado integralmente na área, recorrendo aos mais diversos métodos de captação de imagem, com um resultado que permite uma identificação com a área em causa, bem como com as actividades tradicionais e a Ria de Aveiro no seu todo. É ainda uma excelente ferramenta de divulgação que irá ser utilizada para promoção do concelho ao nível turístico dando a conhecer uma zona esquecida, mas maravilhosa desta laguna costeira.