Televisão da Dinamarca faz programa sobre Egas Moniz

Equipa de filmagens vai estar na Casa Museu de Avanca no domingo

quinta, 25 de outubro 2007

A televisão nacional da Dinamarca, a Danish Public Service TV, vai estar na Casa Museu Egas Moniz, no próximo domingo, dia 28, tendo em vista a realização de um programa sobre a Leucotomia Pré-Frontal. A equipa visitará a Casa Museu Egas Moniz a fim de poder filmar e divulgar a importância do contributo do cientista Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina em 27 de Outubro de 1949, para a Ciência.

A operadora de televisão dinamarquesa tem em fase de produção uma série de programas sobre descobertas, invenções e teorias científicas que mudaram de alguma forma as nossas vidas. Os programas são filmados nos países e localidades de origem e onde se poderá aprender mais sobre o assunto e autor em questão.
 
A equipa de filmagens, constituída por dois elementos, integra o Dr. Peter Lund Madsen, investigador do cérebro e um estudioso da obra de Egas Moniz, que será o apresentador e narrador dos programas.

A produção tem vindo a fazer filmagens, desde Setembro, em vários museus da Europa e Estados Unidos, e estará no próximo domingo, dia 28 de Outubro, na Casa Museu de Avanca. A equipa mostrou também interesse em aceder ao documentário "Na Esteira de Egas Moniz” e contactar com o Dr. Macieira Coelho, sobrinho-neto do cientista.

Este projecto reveste-se de uma enorme importância para o Museu e para o Município de Estarreja, levando além-fronteiras, a destinatários nacionais e internacionais, o nome do professor Egas Moniz.