Seniores deram largas à imaginação

quarta, 31 de outubro 2007

Nos workshops de pintura em tecido e de escultura em barro, os seniores tiveram a oportunidade de ficar a conhecer outras formas de ocupação. A designer de moda, Sandra Silva, descobriu “autênticas revelações” nas seis sessões que se realizaram em Salreu, Pardilhó e Beduído, ao longo do mês.

“Eles têm muito para dar e não têm noção do seu potencial. Houve boas surpresas. Vi pinturas lindíssimas de pessoas que nunca tinham tido a oportunidade de pegar num pincel e descobrimos que têm um talento incrível”, descreve com entusiasmo a orientadora dos workshops.

Na pintura em tecido, a designer de moda quis “modernizar as técnicas de lavores e mostrar que podem fazer algo mais contemporâneo”. E deu um exemplo. “Podem pintar uma t-shirt e oferecer a um adolescente estabelecendo o contacto com as camadas mais jovens”. As ideias foram sempre muito bem recebidas. “Eles aderem bastante, acham piada e descobrem-se grandes talentos. Demonstraram muito entusiasmo e ficaram empolgados”.

Além de ser uma “actividade nova e diferente, os workshops proporcionaram momentos de convívio e conversa. É gratificante para eles”, confirma Sandra Silva. O trabalho manual e criativo serviu para exercitar as mãos e a mente, numa sala que se encheu de boa disposição. 


José Vaz, 61 anos, Beduído

“A estes workshops trouxe-me a curiosidade de saber o que valho. Cheguei à conclusão de que ainda sou capaz de fazer alguma coisa. Gostei mais da pintura em tecido. Usualmente, faço desenho em panos para bordados. Ontem trouxe um desenhado com flores que pintei. Gosto das actividades manuais”.


Ana Luís, 60 anos, Beduído

“Participei em todo o Festival: vi o filme com a Amália Rodrigues, vi o teatro com a actriz Maria do Céu Guerra, participei nas palestras e no desporto. Isto é óptimo, gostei muito. Nunca tinha feito nada na vida deste género [sobre os workshops]. Gostei de experimentar e gostava de continuar a pintar. Já disse ao meu marido que vou continuar a praticar em casa. O festival é óptimo, a Câmara está de parabéns”.