Diogo Miguel – Campeão da Europa de Juniores|M18/Sprint

Atleta de Estarreja distinguido na 12ª Gala Anual da Confederação do Desporto de Portugal

segunda, 05 de novembro 2007

Os sucessos desportivos ficam a dever-se às duas horas diárias de treino, “quer faça chuva quer faça sol”. O estarrejense Diogo Miguel é um exemplo de determinação e disciplina. Aos 18 anos, fez história na orientação portuguesa ao conquistar a primeira medalha de ouro no Campeonato da Europa.    

O orientista foi distinguido na 12ª gala anual da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), que se realizou no final de Outubro, no Casino Estoril. A CDP homenageou 34 campeões europeus e 20 campeões mundiais, entre eles o estarrejense.     

Este jovem, que representa o ORI-Estarreja, sagrou-se Campeão Europeu em Junho, na Hungria, durante o Campeonato Europeu de Orientação de Jovens, na categoria de M18, na prova de sprint, em que participaram 93 atletas oriundos de 28 países. A sua brilhante prestação fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro para Portugal num evento de alto nível como este.

Competir com atletas de alto nível provenientes de países com fortes tradições na modalidade é uma “sensação completamente diferente da de ganhar uma prova nacional, ou mesmo um Campeonato Ibérico. Além de estarmos a correr com os melhores da Europa, estamos a representar Portugal, o que é marcante. Descrever o que senti no momento é impossível. Por outro lado, prova que a orientação tem condições para evoluir em Portugal se as coisas forem feitas como deve de ser”, afirma Diogo.

Também este ano, Diogo Miguel sagrou-se Campeão Latino, na Roménia, na Taça dos Países Latinos, ao vencer as provas de Sprint e de Distância Longa, em cadetes masculinos.

Para o próximo ano, a meta é o Campeonato Mundial. O campeão europeu ambiciona e está a trabalhar para “chegar à final A do Campeonato do Mundo e, quem sabe, fazer uma boa classificação, quiçá no Top10”.

Diogo Miguel é a prova viva de que é possível praticar desporto ao mais alto nível conciliando-o com excelentes resultados ao nível escolar. Este jovem oriundo de Estarreja está no primeiro ano de medicina e aspira tornar-se médico.

“Quando eu andava no secundário não era muito difícil conciliar as duas coisas. Pelo contrário, até conseguia ter melhores resultados que colegas meus que não praticavam qualquer desporto e tinham mais tempo para estudar do que eu. Contudo, agora encontro-me a estudar medicina no Porto e as coisas mudaram radicalmente. Além de ter de gastar muito mais tempo a estudar, pois o volume de matéria é muito superior, vou e venho todos os dias, perdendo cerca de 2h30 por dia em viagens, o que me deixa um tempo muito limitado para treinar. No entanto, com disciplina é possível conciliar as duas coisas”, conta.

A carreira desportiva do Diogo começou aos 9 anos, em 1998, numa Quinzena de Orientação, promovida pelo ORI-Estarreja, clube que representa desde sempre e que o tem apoiado.

“Todas as condições de treino técnico que tenho devo-as ao ORI. O clube sempre me apoiou em tudo, desde condições de treino até à aquisição de material desportivo. Se mais não me ajuda é porque não pode”.

No panorama nacional, Diogo não tem dúvidas que “o ORI é o clube português que melhores condições oferece aos seus atletas, desde a participação em provas, com inscrição, alimentação, transporte e estadia gratuitas, até às condições de treino, com mais de 500 pontos fixos no terreno que permitem que possamos ir treinar quando queremos”.

A modalidade tem condições para continuar a crescer em Estarreja. Na sua opinião, “a orientação tem tudo para crescer em Estarreja, pois tem um clube que oferece condições que mais nenhum oferece, quer seja a quem vai para competir como a quem vai para o lazer e passeio”.

Diogo lamenta apenas que “os jovens estarrejenses prefiram sair à noite aos fins-de-semana do que ir passar um fim-de-semana fora e participar numa prova de orientação, tal como acontece com a cada vez mais comodista sociedade portuguesa. Por outro lado, existe uma grande e variada oferta de actividades desportivas em Estarreja, o que faz com que a captação de jovens seja uma tarefa muito difícil”.

A orientação é uma das modalidades apoiadas pela Câmara Municipal no âmbito do protocolo de desenvolvimento desportivo celebrado com o clube.


Biografia desportiva
Vencedor do Portugal 'O' Meeting 2004, 2005 e 2006;
Vencedor da Taça de Portugal 2003/04 e 2004/05 (Juvenis), 2005/06 e 2º em 2006/07 (Juniores);
Campeão Nacional de Distância Longa e Ultra-longa 2004/05 e Distância Média em 2006/07;
Campeão Ibérico 2004;
Campeão Ibérico de Distância Média, Longa e Sprint 2006;
4º lugar no Sprint do Campeonato da Europa 2006 (Eslovénia);
Campeão Europeu de Sprint 2007 (Hungria);
Campeão Latino de Sprint e de Distância Longa 2007, em cadetes masculinos, na Taça dos Países Latinos (Roménia).