Cine-Teatro de Estarreja: Festival de Jazz e Projecto de Arte Comunitária a fechar o ano

David Fonseca, J.P. Simões, Companhia de Teatro O Bando, OuTonalidades são outros destaques da programação

terça, 06 de novembro 2007

Na temporada que se avizinha, relativa aos dois últimos meses do ano de 2007, é importante começar por realçar desde já a preponderância de dois eventos associados ao Serviço Educativo. Este serviço formaliza as propostas que melhor ilustram a estratégia de desenvolvimento de público, que tem sido fulcral para a sustentabilidade do projecto do Cine-Teatro, enquanto espaço de qualificação cultural.

As propostas referidas procuram o entrosamento do público com a criação artística da forma experiencial mais genuína possível e são as seguintes:

- A 19 de Novembro, segunda-feira, pelas 19h00 dar-se-á um primeiro encontro para participantes no Projecto de Arte Comunitária Caruma, com coreografia de Madalena Victorino e música de Carlos Bica. Este encontro é de participação livre (mediante marcação prévia pelo tel. 234811300) e destina-se à população em geral que esteja disposta a frequentar a residência artística da companhia nos dias 10 a 13 de Dezembro (em horário ainda a definir), sendo também necessária presença nos três espectáculos, que acontecerão nos dias 14, 15 e 16 de Dezembro. Madalena Victorino, além de coreógrafa, é actualmente directora do Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém.

- A 21 de Novembro dá-se início a mais um EstarreJazz, com a realização de um Workshop, que diferencia positivamente este evento no panorama dos festivais de jazz, já que é dos poucos a apostar nesta componente formativa. O Workshop é de participação livre, embora encontre no tecido dos músicos das históricas Bandas Filarmónicas o seu filão, tornando-se por isso também motor de inspiração e mudança de mentalidades, que caracteriza as sociedades mais desenvolvidas. As inscrições devem ser efectuadas pelo tel. 234811300.

O Festival de Jazz é pois um dos grandes destaques da temporada, que para além do Workshop apresenta um concerto do 4teto Paulo Bandeira (antecedido do Concerto Final do Workshop, dia 23 Nov., Sex., 21h30) e um concerto do sexteto fantástico In Loko (24 Nov., Sáb., 21h30), constituído pelos notáveis Carlos Barretto, Mário Delgado, José Salgueiro, Bernardo Sasseti, João Moreira e Sebastian Scheriff.

Ao nível de outros espectáculos, Novembro entrou com o espectáculo excepcional de Seu Jorge (na sexta passada), apanha o cantautor português J.P. Simões numa tournée nacional de apresentação do álbum 1970 (dia 9, Sex., 22h), e o ídolo das novas gerações David Fonseca também passa pelo Cine-Teatro para apresentar o seu mais recente álbum Dreams in Color (dia 17, Sáb., 22h).

Pelo meio continua a decorrer o OuTonalidades com espectáculos no Bar CTE, sempre às 23h00, da música pop brasileira de T3+Uns (dia 10 Nov., Sáb.), ao jazz do Quarteto Sofia Ribeiro & Gui Duvignau (dia 16 Nov., Sex.), da folk de Stockholm Lisboa Project (dia 23 Nov., Sex.), do jazz experimental de Politonia (dia 24 Nov., Sáb.) – estes dois últimos ambos enquadrados nos after-hours do EstarreJazz –, da música tradicional reinventada dos Arrefole (dia 30 Nov., Sex.), e do jazz manouche de CoMcOrdAs (dia 7 Dez., Sex.).

Em Dezembro, O Bando regressa ao Cine-Teatro de Estarreja com uma peça comemorativa do centenário do nascimento de Miguel Torga, Alma Grande (8 Dez., Sáb., 21h30). Baseado na obra de Miguel Torga (O Alma-Grande, in Novos Contos da Montanha) e inspirado no imaginário de Marc Chagall, João Brites cria um espectáculo de teatro onírico, que procura o contraste entre o lado luminoso e o lado sombrio da vida; um espectáculo de teatro que concentra a representação dos actos numa versão de concerto. Um espectáculo imprescindível para todos os apreciadores de literatura, música, teatro, enfim: arte.

A partir de 11 de Dezembro inicia-se então a residência artística do Projecto de Arte Comunitária Caruma, com coreografia de Madalena Victorino e música de Carlos Bica. Os indivíduos da população geral que o desejarem acompanharão e participarão neste acto criativo e nas suas apresentações públicas (14 e 15 Dez., Sex. e Sáb. às 21h30; 16 Dez., dom., às 16h00). Mais que um espectáculo de dança, este projecto é portanto uma experiência vivencial, sensorial e emocional de todos os que nele quiserem participar, e, independentemente do resultado ser já asseguradamente de grande qualidade artística, é um projecto que evidencia uma grande verdade: a melhor parte duma viagem de descoberta não é somente o seu destino final, mas sobretudo o caminho que se percorre até lá chegar.


 
DESTAQUES

SEX 09 NOV 22H00
CANTAUTOR
J.P. SIMÕES
APRESENTA 1970

SÁB 17 NOV 22H00
POP-ROCK
DAVID FONSECA
DREAMS IN COLOUR LIVE

QUA 21 NOV ~ SÁB 24 NOV
FESTIVAL
ESTARREJAZZ 2007

SEX 23 NOV 21H30
CONCERTO FINAL WORKSHOP ESTARREJAZZ 2007
4TETO PAULO BANDEIRA

SÁB 24 NOV 21H30
IN LOKO
CARLOS BARRETTO | MÁRIO DELGADO | JOSÉ SALGUEIRO |
BERNARDO SASSETI | JOÃO MOREIRA | S. SCHERIFF

SÁB 08 DEZ 21H30
TEATRO
ALMA GRANDE
O BANDO

SEX 14 DEZ | SÁB 15 DEZ 21H30 | DOM 16 DEZ 16H00
DANÇA
CARUMA
UM PROJECTO DE ARTE COMUNITÁRIA
COREOGRAFIA MADALENA VICTORINO MÚSICA CARLOS BICA
PELA COMPANHIA INSTÁVEL