Já nasceu o Clube de Protecção Civil de Estarreja

Escolas apresentaram projectos

quinta, 08 de novembro 2007

Palestras e folhetos informativos, websites, jornais de parede, simulacros e visitas de estudo são para já algumas das ideias a desenvolver pelos agrupamentos escolares envolvidos no Clube de Protecção Civil de Estarreja, que foi constituído formalmente ontem à tarde numa sessão que se realizou na Biblioteca Municipal.

Porque prevenir é proteger, os representantes das Escolas evidenciaram a importância do novo Clube tendo como finalidade informar a população escolar sobre riscos colectivos; envolver a comunidade educativa na construção de uma cultura de segurança; educar para a prevenção e minimização de riscos e promover uma cidadania activa e participante.

O Clube de Protecção Civil de Estarreja é constituído por Alunos do 2º e 3º ciclo, Professores e entidades responsáveis pela educação e pela Protecção Civil. Os fundadores do Clube são todos os Agrupamentos de Escolas, a Escola Secundária, os Bombeiros Voluntários , a Câmara Municipal/ Serviço Municipal de Protecção Civil, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (CDOS de Aveiro) e a Guarda Nacional Republicana.

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, recebeu os elementos do novo clube. “É importante termos noção dos riscos que corremos. Podemos evitar algumas problemáticas que devem ser prevenidas e devemos saber agir. Todos temos responsabilidades nesta área”. E os elementos do Clube de Protecção Civil, nomeadamente os alunos, devem transmitir as regras aos familiares. Antes era o “salve-se quem puder”; agora vale sobretudo o “salve-se quem souber”, sublinhou.

Estimular a cidadania activa dos jovens é um objectivo fundamental para José Eduardo de Matos. “Educação é ter também um noção maior da vida em sociedade e contribuir para uma cidadania mais rica”.

Todos os aderentes – Agrupamento de Escolas de Avanca, Escola Secundária de Estarreja, Agrupamento de Escolas de Pardilhó e Agrupamento de Escolas de Estarreja – apresentaram os projectos a desenvolver durante este ano lectivo.

Em Avanca, o clube vai organizar uma Semana da Protecção Civil, um simulacro de incêndio, um site na página da escola na internet, entre outras acções. A aluna Maria João Torres, 14 anos, do 9º A, explicou que a ideia é “fazer algo mais dinâmico, que contemple o debate de ideias e envolva toda a escola e o maior número de alunos”. A jovem não tem dúvidas da importância deste trabalho para a escola e também para a comunidade extra-escolar de forma a prevenir os cidadãos e a promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência. Para Maria João, com este passo “estamos a contribuir para uma cidadania activa. E todos temos que contribuir”.

Com as várias acções previstas, pretende-se implementar uma cultura de segurança, atingindo-se os seguintes objectivos: sensibilização dos alunos para a protecção civil; conhecer protagonistas e intervenientes; identificar riscos naturais e tecnológicos; adquirir hábitos de segurança; e desenvolver competências no âmbito da protecção civil.

Conclusão da Escola Secundária: “com a Protecção Civil… ’tá-se bem”.