Câmara Municipal remodelou a Escola do Agro

quarta, 05 de dezembro 2007

O dia-a-dia dos 140 alunos e dos 7 docentes da Escola do 1º Ciclo e Jardim-de-infância do Agro, Beduído, é agora mais confortável, mais seguro, mais acessível, mais alegre. A Câmara Municipal assinalou a inauguração da remodelação da Escola, suportada na íntegra pela autarquia. No presente ano lectivo, a autarquia vai intervir em mais 3 escolas. O investimento total excede os 800 mil euros.

Com estas novas condições, “os alunos do Agro podem ter melhor educação e serem bem sucedidos no futuro”, disse o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos.

Apesar da Escola do Agro estar sinalizada para fechar até 2013 conforme consta da Carta Educativa, “não faz sentido que não se melhore as instalações. Independentemente do que venha a acontecer no futuro, devemos garantir o máximo de condições a alunos e professores”. Além do mais, este equipamento pode sempre vir a servir a comunidade. Assim, “não há pretextos para que não tenhamos uma boa educação”, rematou o presidente do Município.

Presente na sessão, a Directora Regional Adjunta de Educação do Centro, Helena Libório, felicitou a Câmara por, no contexto actual, garantir “condições melhores para que as crianças possam desenvolver os seus processos de aprendizagem com mais qualidade”.

É com satisfação que a coordenadora da Escola, Helena Vinagre, vê “a escola remodelada, mais bonita, mais airosa. Estamos em melhores condições, mais confortáveis. Estamos contentes. A escola merecia e nós também”.

Os pais também se mostram satisfeitos. “Vale a pena termos uma escola que motiva os alunos”, referiu o representante da Associação de Pais, Hélder Oliveira. “As instalações como estavam ainda eram do meu tempo de aluno. Temos de pensar no presente. Estes miúdos precisam de usufruir do máximo de condições”, acrescentou.

A intervenção na EB1 do Agro

A beneficiação da Escola do Agro teve início em Agosto contemplando o arranjo do espaço exterior e obras de conservação (revisão da instalação eléctrica e do equipamento sanitário, renovação de pavimentos nas salas de aula, substituição das caixilharias e fecho de alguns vãos que se têm constatado problemáticos ao comportamento térmico do edifício).

A obra incluiu ainda a instalação de um parque infantil de apoio ao Jardim-de-Infância, do aquecimento nas salas de aula, de acessos para pessoas com mobilidade reduzida, para além de novo equipamento mobiliário para a cantina e salas de aula.

As obras não são comparticipadas pelo que a Câmara Municipal as assume na íntegra. O investimento do município foi de 70.000,00€.

Próximas intervenções

No presente ano lectivo, a Câmara Municipal vai avançar com as seguintes obras, que representam um investimento total de 750 mil euros:

EB1 Terra do Monte, Fermelã
Colocação de gradeamento.
40.000,00€

EB1 de Santo Amaro, Beduído
Colocação de gradeamento, melhoria da instalação eléctrica e reparação do coberto.
50.000,00€

EBI com JI de Pardilhó (EB1 do Celeiro), Pardilhó
Beneficiação das salas do 1º ciclo; reestruturação do centro de recursos; construção de novos sanitários; cobertura para a cantina.
670.000,00€