Câmara aprova Orçamento e prioridades para 2008

terça, 11 de dezembro 2007

O Orçamento do Município de Estarreja para 2008 atinge um valor global de 30.200.000,00 euros. O executivo municipal aprovou, por maioria, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2008. O investimento directo, cerca de 15,4 milhões de euros, representa 87,49% no conjunto das despesas de capital e mais de metade dos recursos financeiros a despender em 2008.

O Eco-Parque Empresarial, a educação, a rede viária, o saneamento, a habitação social, a Casa-Museu Egas Moniz, a nova piscina, os centros cívicos e a beneficiação de ribeiras constam entre as prioridades do executivo para o próximo ano.

Com vista à implementação de uma estratégia tendo em vista o Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN 2007/2013, foi criado o Gabinete de Novos Projectos e aposta-se na parceria com a Universidade de Aveiro e com os Municípios da região, “indispensável ao concurso e/ou contratualização de projectos de desenvolvimento municipal ou regional”, faz notar o presidente do Município nas notas introdutórias às Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2008.

José Eduardo de Matos afirma que “ao lado da sustentabilidade financeira por meios próprios, a ajuda financeira do QREN 2007-2013 terá de contribuir para que Estarreja se modernize mais, eleve o seu nível educacional e de qualidade de vida. Queremos que o nosso Município se torne mais competitivo e crie mais riqueza e bem-estar”.

É incontornável a aposta no Desenvolvimento Económico. O Eco-Parque Empresarial irá absorver mais de dois milhões de euros, sendo o “projecto com maior verba prevista nas presentes Grandes Opções. O Eco-Parque Empresarial simboliza a imagem de um Município em mutação, atraindo mais empresas e criando novos empregos”.

Por outro lado, o autarca destaca a Protecção e Valorização Ambiental.

“Da urgente gestão da Ria à requalificação progressiva das Ribeiras, emergem as Rotas de Eco-Turismo ou Percursos na Natureza, coroadas com a afirmação do Projecto BIORIA ou a valorização do Parque Municipal do Antuã. O ciclo urbano da água, desde o alargar da rede de águas residuais (com mais saneamento em Avanca, Beduído, Pardilhó e Salreu) à renovação/ reforço da rede de abastecimento de água (com nova captação no Antuã e a ansiada Barragem de Ribeiradio), completa-se a bom ritmo, colocando Estarreja, com o esforço dos últimos anos, ou já além dos exigentes patamares de cobertura definidos pelo Governo no PEAASAR II, ou muito perto, enquanto se estuda uma imperativa solução integradora multimunicipal”.

Receitas e Despesas 2008

Receitas
Corrente 13.602.001 euros [45,04%]
Capital 16.594.814 euros [54,95%]