Viagem inaugural aos novos Apeadeiros de Salreu e de Canelas

quarta, 12 de dezembro 2007

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, acompanhado por representantes das Juntas e das Assembleias de Freguesia de Salreu, Canelas e Fermelã, assinalou a entrada em funcionamento dos Apeadeiros, com uma viagem inaugural de comboio entre Salreu e Canelas.

Uma utilizadora frequente, Sara Lopes, estudante, embarcou no comboio das 10h, em Salreu, com destino a Aveiro, e não tem dúvidas que o Apeadeiro “está muito melhor”. Desconhecia que a intenção inicial da CP era encerrar o Apeadeiro de Salreu e, se assim fosse, teria que “ir a pé para Estarreja, seria muito mais difícil, era meia hora a pé…”, afirma.

Outra salreense, Maria Sousa, de 82 anos, tem no comboio o seu único meio de transporte, por isso o Apeadeiro de Salreu “faz falta para ir para o Porto ou Aveiro. Não tenho outro meio de transporte”, disse esta manhã, acrescentando que “há muita gente que utiliza o comboio”.

As acessibilidades são uma das condições para o progresso das freguesias, e a proximidade destas estruturas às populações de Salreu, Canelas e Fermelã assegura transporte alternativo aos cidadãos. O presidente da Câmara Municipal salienta esse aspecto.

"É com grande satisfação que efectuamos esta viagem, inaugurando estes 2 magníficos equipamentos, sinal de que valeu a pena a nossa luta conjunta e o compromisso que assumimos de que não fechariam. De parabéns estão as populações de Salreu e de Canelas, com Fermelã, na certeza que os mais de 2 milhões de euros gastos são um óptimo investimento no progresso destas localidades e no reforço do comboio como alternativa de transporte, qual ‘metro de superfície’, dando ainda mais qualidade de vida e vantagens comparativas ao Município de Estarreja".

“Esta é a solução que interessa à população”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Canelas, António Simões Pinto, após a viagem inaugural. “Está uma maravilha e estou muito satisfeito com o desfecho desta história. O Apeadeiro de Canelas fica com todas as condições, inclusive com elevador e rampas, que ainda ontem experimentámos com uma pessoa deficiente que utiliza o comboio”.

Integrando o serviço Urbano do Porto, que integra a Linha de Aveiro, com ligações hora a hora, utilizando comboios modernos e confortáveis, a expectativa da CP, na opinião de Henrique Megre, da área comercial, é que aumente o número de passageiros. Tanto mais que a CP tem um conjunto de programas e promoções que visam potenciar, por exemplo, grupos (ou equipas desportivas), visitas (ao vizinho BioRia) ou eventos (como o Carnaval de Estarreja).

A construção do novo Apeadeiro de Salreu, com nova localização, e a remodelação do Apeadeiro de Canelas, obras executadas pela REFER, envolveram um investimento de 2 milhões de euros.