TORNEIO DAS 4 NAÇÕES 11 a 13 Janeiro | Pavilhão Municipal

Andebol junta 4 países em Estarreja

quinta, 03 de janeiro 2008

A cidade de Estarreja vai receber o Torneio das Quatro Nações em Andebol no escalão Sub-20 Masculinos, com a participação de Portugal, Espanha, França e Alemanha. A prova foi ontem apresentada em conferência de imprensa, na Biblioteca Municipal de Estarreja, com a presença das entidades organizadoras, Câmara Municipal, Federação Portuguesa (FPA) e Associação de Andebol de Aveiro (AAA).

Tudo está a ser preparado para receber o Torneio das Quatro Nações, para o qual está garantida já uma transmissão em directo na RTP2. A organização quer o Pavilhão Municipal de Estarreja (com lotação para 600 lugares sentados) cheio nos 6 jogos que irão ser disputados nos dias 11, 12 e 13 de Janeiro. As entradas são livres.

O torneio, no escalão de Sub-20 Masculinos (que antecede o de seniores), realiza-se anualmente em cada país das selecções participantes. Todos os jogadores que formam estas selecções jogam nos seniores ao mais alto nível. Este é por isso um evento de relevo no panorama internacional, pois estamos perante grandes potências do andebol mundial.

“Este é o maior torneio que alguma vez se realizou em Estarreja, com uma qualidade indiscutível”, começou por dizer João Lemos, presidente da AAA, na sessão de apresentação da prova, esperando-se “jogos de andebol ao mais alto nível”.

Para o responsável distrital, “a Câmara de Estarreja merece esta parceria pois tem, ao longo dos anos, colaborado e praticado o apoio ao andebol”, salientou João Lemos lembrando que os 5 clubes do concelho são apoiados pela autarquia. Este é o primeiro torneio de selecções que é realizado em Estarreja. O dirigente espera “voos mais altos”, nomeadamente a presença da Selecção A futuramente em Estarreja.

“Este é o evento de maior qualidade que Portugal tem e que só se realiza em Portugal de quatro em quatro anos”, disse o vice-presidente da FPA, Henrique Torrilha. Os amantes do andebol vão poder ver “as estrelas do futuro e seis jogos de enorme qualidade”. Estarreja será o palco das “melhores equipas, dos melhores árbitros e do melhor andebol”. Concluindo, “quem for ao Pavilhão não vai dar o tempo por perdido, muito pelo contrário”, disse.

Em simultâneo irá decorrer em Estarreja um Acção de Formação para Árbitros, com a presença de 18 duplas que foram seleccionadas para os campeonatos nacionais, com o objectivo de se “transmitir o rigor, disciplina e exigência” assentes numa uniformidade de critérios com vista a um “andebol moderno de contacto e não de truques”.

“Estarreja tem bons exemplos da prática de andebol”, considera Abílio Silveira, vice-presidente da Câmara e responsável pelo pelouro do Desporto, referindo-se ao empenho dos 5 clubes concelhios, Estarreja AC, Artística de Avanca, Saavedra Guedes, Cultural de Salreu e Arsenal de Canelas. “Têm progredido e feito muito pelo andebol”.

Depois da Final Four da Taça de Portugal, Estarreja volta a receber um grande evento desportivo. Acontecimentos que “elevam o nome da cidade e de Estarreja”, considera o autarca. Abílio Silveira lança o convite a toda a população para “ver andebol com grande qualidade técnica e torcer pela Selecção Portuguesa”.

Torneio das 4 Nações – Pavilhão Municipal de Estarreja

Cerimónia de Recepção às Selecções Nacionais
11 Janeiro

16h00 Paços do Concelho

Calendário de jogos
11 Janeiro

19h00 França X Alemanha
21h00 Portugal X Espanha

12 Janeiro
17h00 Espanha X Alemanha
19h00 Portugal X França

13 Janeiro
13h00 Espanha X França
15h00 Portugal X Alemanha (transmissão em directo na RTP2)

Entradas livres

Estágio da Selecção Júnior A masculina

Os Juniores A masculinos dão início ao estágio a 4 de Janeiro. De 11 a 13 de Janeiro, os Juniores A masculinos participam no Torneio das 4 Nações. Estão convocados, para o estágio e torneio, 16 atletas. O enquadramento técnico que vai acompanhar a Selecção Júnior A masculina é composto pelos treinadores Rolando Freitas e Luís Monteiro, o fisioterapeuta Paulo Catarino e o secretário técnico José Carvalho.

Quadros de Arbitragem e Acção de Formação

Os Quadros de Arbitragem nomeados para o Torneio das 4 Nações são:
Duarte Santos / Ricardo Vieira (Madeira)
Daniel Martins / Roberto Martins (Leiria)
Gonçalo Santos / Filipe Santos (Algarve)

Também em Estarreja, nos dias 12 e 13 de Janeiro, realiza-se uma Acção de Formação para Quadros de Arbitragem que irá contar com a presença de 18 duplas de juízes.