Programa Educativo da Biblioteca Municipal

"Se eu tivesse... uma tela", Hora do Conto, "Cantinho d'Arte II", Prolongamentos dos Jardins-de-Infância são os projectos do programa educativo da Biblioteca Municipal para crianças e jovens, com inscrições gratuitas.

terça, 22 de janeiro 2008

“Se eu tivesse… uma tela”

O projecto “Se eu tivesse… uma tela”, destinado a crianças entre os 6 e os 14 anos, proporciona actividades de expressão plástica aos sábados (10h-12h). Este mês o tema do trabalho privilegiou as formas e materiais de desperdício, como sejam penas, folhas secas, entre outros.

Novo atelier, sábado, dia 09 de Fevereiro (Necessita de inscrição prévia)

Hora do Conto

Às quintas e sextas-feiras, é hora de animação da leitura para crianças dos 3 aos 10 anos. Este mês, na Hora do Conto, apresenta-se a história “Moncho e a Mancha”, da autoria de Kiko da Silva, Edições Kalandraka. Moncho é um menino que adora desenhar e pintar até que… numa folha de papel branca aparece uma estranha mancha preta. A quem pertencerá? Este enigma levará Moncho e as crianças à procura da resposta…

Calendário de Fevereiro

07/02 – Jardim-de-Infância Monte de Cima (Pardilhó) | Jardim-Escola João de Deus (3º ano)
14/02 - Jardim-de-Infância da Congosta (Avanca) | Jardim-Escola João de Deus (4º ano)
15/02 - Jardim-Escola João de Deus (Sala dos 5 anos)
21/02 - Jardim-de-Infância das Cabeças (Estarreja)
22/02 – EB1 do Agro (4º ano)
28/02 - Jardim-de-Infância do Pinheiro nº 1 (Estarreja)

(Necessita de marcação prévia)

“Cantinho d’Arte II”

O “Cantinho d’Arte II” realiza-se às quartas e sextas para crianças/jovens dos 6 aos 14 anos. Durante este mês, o tema dominante é a découpage em tela. Entre guardanapos e colas especiais, pincéis, tesouras e telas, as crianças e jovens divertem-se. Este projecto conta com a participação semanal de 6 jovens da CERCIESTA que, para além, de participarem activamente nas actividades propostas, criaram laços de afectividade, cumplicidade, ajuda mútua, partilha e respeito entre todos, e isso é visível nos trabalhos realizados.

1, 8 e 13 – Atelier de Tecelagem

15, 20, 22, e 27 – Atelier de Feltro

29 – Atelier de Costura

(Necessita de inscrição prévia)

Prolongamentos dos Jardins-de-Infância

Nas visitas dos Prolongamentos de horários dos Jardins-de-Infância à BME, às segundas e terças-feiras, criam-se obras de arte… a sopro. Munidos de palhinhas, as crianças vencem, com o sopro, as gotas de tinta. Daqui resultam várias composições coloridas. Estas actividades são destinadas a crianças dos 3 aos 6 anos.

11/02/2008 Mato 1

12/02/2008 Mato 2