Comemoração do 3º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade

Lançamento do livro “Memórias da Feira de Sto Amaro”

quinta, 24 de janeiro 2008

No dia em que se assinala a Elevação a Cidade, no sábado, 26 de Janeiro, será lançado o livro “Memórias da Feira de Sto Amaro” (edição revista), de Sérgio Paulo Silva. A noite encerrará com o concerto da Banda Bingre Canelense, no Cine-Teatro. “Esta primeira comemoração da elevação a cidade contém um claro acento cultural. É também esse patamar de desenvolvimento que ousamos aspirar”, refere o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos. As comemorações abriram este mês com a inauguração da remodelação do Largo da Feira de Santo Amaro.

SÁBADO, 26 JAN, 21H | CINE TEATRO ESTARREJA | ENTRADA LIVRE

LANÇAMENTO DO LIVRO “MEMÓRIAS DA FEIRA DE STO. AMARO”, DE SÉRGIO PAULO SILVA (REEDIÇÃO REVISTA E AUMENTADA)

“Quis então, como quero hoje, resguardar a memória, dar às novas gerações de Estarrejenses um pouco da nossa história, da vida dos seus mais antigos, quer valendo-me de imagens, quer valendo-me de textos. Nesta 2ª edição incluo, entre outros, um texto que fala por si. Na sua leitura atenta fica um precioso retrato de quanto animava a feira.”

IN POSFÁCIO À 2ª EDIÇÃO DO LIVRO, DE SÉRGIO PAULO SILVA

CONCERTO DA BANDA BINGRE CANELENSE

Simbólica e justamente, a Associação mais antiga do concelho alia-se, assim, às Comemorações do III Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade.

Exposição "Fotografias de Estarreja", de João Vidal Lemos

Inserida nas comemorações, a exposição "Fotografias de Estarreja" é o título do mais recente trabalho do fotógrafo João Vidal Lemos a visitar na Casa da Cultura de Estarreja até 15 de Fevereiro.

"Este conjunto de Fotografias de Estarreja equaciona a tensão entre a realidade e ficção representada na relação da fotografia com o que existe à nossa volta, transformando os espaços num jogo imaginário, virtual e hipotético. A urbe versus ruralidade é aqui fragmentada e fundida numa idealização alternativa", refere João Lemos no catálogo de apresentação da exposição que reúne trabalhos de fotomontagem preparados pelo estarrejense exclusivamente para as comemorações dos 3 anos de Estarreja – Cidade.

O resultado surpreende. "Esta exposição é uma surpresa para o ver tradicional, abre provocantes janelas e divertidos horizontes", considera o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, que destaca esta aposta na nova geração criativa. Como o João Lemos, "autor das mais espirituosas imagens".

Casa da Cultura – Horário
Sábado 26 de Janeiro e Domingo 27 de Janeiro | Sábado 2 de Fevereiro e Domingo 3 de Fevereiro: 14h às 18h
28 de Janeiro a 1 de Fevereiro: até às 20h

Horário normal: