As primeiras 30 de duas mil árvores já estão plantadas

terça, 19 de fevereiro 2008

O Parque Municipal do Antuã está mais verde. Trinta carvalhos foram plantados no parque da cidade e fazem parte de uma oferta de um total de duas mil árvores ao Município de Estarreja. Resultado de uma parceria entre a ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente com a Câmara Municipal, no âmbito do projecto ProNatura.

A Câmara Municipal candidatou-se ao programa e foi contemplada com duas mil árvores de quatro espécies diferentes (pinheiro manso, pinheiro bravo, carvalho comum, castanheiro) para reflorestação na área do município, que vão sendo entregues de forma faseada. Os primeiros 500 carvalhos foram oferecidos pelo Grupo Norbain, uma empresa de componentes electrónicos de Aveiro, que assim mostra estar sensibilizada para as questões ambientais. A empresa financiou este projecto através de uma percentagem retirada da venda de um componente electrónico.

No sábado à tarde, o Parque Municipal do Antuã foi o palco da plantação simbólica de 30 exemplares. O vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, com a Divisão de Serviços Urbanos, associou-se ao acto simbólico, juntamente com colaboradores da Norbain.

Na ocasião, foi assinado um protocolo entre a Câmara, a ANEFA e a Norbain no seguimento da candidatura do Município ao Projecto ProNatura e em que este se responsabiliza pela preservação e colocação destas espécies em espaço público.

Na plantação das árvores foi utilizado um fertilizante natural, criado a partir da compostagem realizada na Estufa Municipal, sita na Quinta do Marinheiro – Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, reaproveitando-se resíduos resultantes da limpeza de jardins e espaços verdes.

Os restantes exemplares serão colocados na Estufa do município até terem porte suficiente para serem plantados, nomeadamente, no Eco-Parque Empresarial, onde estão previstas amplas áreas verdes para a colocação das espécies oferecidas.

Através do programa ProNatura, a ANEFA faz a ponte entre uma empresa que queira oferecer árvores e a entidade que delas necessite, tendo como objectivo a reflorestação de zonas ardidas, a reabilitação de áreas degradadas e a valorização de matas, florestas e parques, entre outras acções.

Dispondo de todo o know-how, o programa ProNatura trata de toda a burocracia, reúne com as entidades participantes, trata da aquisição, transporte e entrega de plantas, contactos, processo logístico, apoio técnico e de tudo o que se relaciona com a acção pretendida.