I Jornadas Clínico-Sociais da Cidade de Estarreja

terça, 26 de fevereiro 2008

Dois dias de debate e reflexão sobre Saúde. As I Jornadas Clínico-Sociais da Cidade de Estarreja tiveram lugar na Biblioteca Municipal na sexta-feira e no sábado, com a presença de meia centena de participantes.

O painel “Agir na Saúde e no Social”, moderado pelo Vereador da Câmara Municipal, João Alegria, – com intervenções da Santa Casa, da Câmara Municipal, da Escola Egas Moniz de Avanca, do Hospital de Aveiro e da CERCI de Estarreja – encerrou as Jornadas Clínico-Sociais no sábado.

O responsável municipal pela Acção Social, João Alegria, destacou as parcerias de rede que se concretizam ao nível social, evidenciando as boas práticas nos vários sectores de actuação que contribuem para o bem-estar da nossa população.

No início dos trabalhos, na sexta, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Visconde de Salreu (HVS), Rui Crisóstomo, salientou a escolha de Egas Moniz, grande cientista português e mundial, para patrono das Jornadas.

E lembrou Domingos Joaquim da Silva, o Visconde de Salreu. “Ele que não sabia ler mandou construir escolas. Mais tarde construiu o Hospital e faleceu em 1936, o mesmo ano em que foi inaugurado o Hospital”. Um passado que Rui Crisóstomo quer “bem presente para levarmos bem alto o nome destas figuras nacionais”.

O jurista Alcides Sá Esteves foi o moderador do primeiro painel em discussão, “Cuidados de Saúde: Arte e Engenho”. Referiu que “em termos municipais temos vivido algumas indefinições relativamente à prestação dos cuidados de saúde”, sendo que “as jornadas mostram à comunidade que o nosso Hospital está actuante e interagindo com as pessoas”.

A organização das Jornadas é uma parceria de quatro instituições (HVS, Câmara Municipal, Centro de Saúde e liga de Amigos do HVS), com a colaboração de outras instituições (Santa Casa da Misericórdia, CERCI de Estarreja e Escola Secundária).

As jornadas também tiveram um objectivo benemérito, tendo-se realizado um leilão de obras de arte, oferecidas por artistas, e cujos fundos reverteram a favor da Liga de Amigos do HVS.