Programa na Rádio e Sessões na Biblioteca a fechar a Semana da Protecção Civil

quinta, 06 de março 2008

A I Semana da Protecção Civil de Estarreja encerra amanhã. A Biblioteca Municipal recebe as últimas sessões para o 1º ciclo sobre Catástrofes Naturais. Às 15h, a Rádio Voz da Ria emite em directo uma entrevista aos alunos do Clube de Protecção Civil de Estarreja.

O auditório da Biblioteca Municipal receberá os alunos do Jardim Escola João de Deus e da CERCIESTA nas últimas sessões sobre o tema “Gestos que salvam”, a partir das 14h.

Até agora esta primeira edição já envolveu cerca de 7 centenas de pessoas, na sua maioria alunos das escolas do concelho. Desde a sessão de abertura, na última sexta-feira, tiveram lugar diversas iniciativas durante esta semana.

Na segunda-feira, as sessões “Os Mini em Segurança Maxi” alertaram as crianças do pré-escolar para vários aspectos sobre a segurança, numa linguagem simples e prática. O dia foi repleto de ensinamentos a levar para a vida sobre a segurança a brincar, a segurança em casa, a segurança no infantário, a segurança na rua.

Dirigidas ao mesmo público infantil, as sessões “Higiene – Vamos Aprender com os Animais” abordaram vários aspectos sobre higiene, exemplificando, simulando e até contando algumas histórias reais das suas próprias vidas de crianças! (a primeira escova de dentes, o medo de ir ao médico, como se lavam, o quanto é importante estarem limpos para não ficarem doentes, os cuidados que têm depois de brincar com o cão ou gato…)

A palestra apresentada pelo Centro de Saúde de Estarreja sobre os “Aspectos Ergonómicos que levam a Acidentes Domésticos” teve lugar ontem com o auditório da Biblioteca cheio. Cerca de 60 adultos que aprenderam como organizar a casa, como transportar cargas, como seleccionar auxiliares do quotidiano (vassouras, chinelos, roupões) prevenindo acidentes. Os enfermeiros exemplificaram quais os movimentos físicos correctos. A plateia também participou com testemunhos que foram autênticas lições de quem conseguiu adaptar a vida às limitações impostas por doença ou pela idade avançada.

A exposição de trabalhos dos alunos do CPCE, subordinada ao tema “Salve-se quem souber!”, está patente ao público até às 16 horas na Biblioteca Municipal.

+ INFO