Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos: Câmara entrega serviço à SUMA

segunda, 17 de março 2008

A Câmara Municipal de Estarreja e a SUMA apresentaram os meios que vão sustentar a prestação de serviços no concelho. A sessão teve lugar nos Paços do Concelho e abriu com a assinatura do contrato de prestação de serviços pelos representantes do Município e da empresa. Na Praça Francisco Barbosa, procedeu-se à apresentação dos meios humanos e técnicos e visitou-se a LIXOTECA, instrumento de sensibilização.

A empresa SUMA já está a fazer a recolha do lixo em Estarreja. A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, adjudicar a concessão de serviços de recolha e transporte de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e destino final, manutenção, limpeza e desinfecção de contentores à SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, de Lisboa, pela importância global de € 1 303 430,00 (um milhão trezentos e três mil quatrocentos e trinta euros), nos termos da sua proposta e nas demais condições expressas no processo de concurso.

Este é o desfecho do concurso público internacional lançado pela Câmara Municipal o ano passado para a concessão de recolha do lixo e ao qual concorreram 8 empresas. A autarquia optou por consultar o mercado procurando ainda melhores condições para a prestação do serviço até então prestado pela empresa ERSUC.

Para o presente ano, a despesa prevista é de € 312 187,35 (trezentos e doze mil cento e oitenta e sete euros e trinta e cinco cêntimos), acrescido do IVA à taxa legal em vigor (5%). A concessão tem um prazo de 4 anos. A autarquia pagará um valor unitário de 35 euros por tonelada recolhida de RSU e um preço unidade/mês de lavagem de 2 euros a unidade, acrescido do IVA à taxa legal em vigor (5%).

José Eduardo de Matos, presidente da Câmara Municipal de Estarreja

Este é um passo importante no seguimento do bom caminho de melhoria em termos de recolha, salubridade e de educação ambiental. Queremos melhorar qualitativamente a resposta nesta área. Há seis anos atrás era a Câmara Municipal que assumia integralmente este serviço, sendo o patamar de qualidade baixo.

Um aspecto importante é a educação ambiental. Há a necessidade de dar um salto diferente e junto dos cidadãos para que possamos construir uma comunidade mais sensível para estas matérias e uma cidadania mais aberta e responsável. Vamos ter interessantes melhorias e vamos melhorar patamares de limpeza e de qualidade urbana. Estarreja já atingiu um patamar de desenvolvimento que podemos aprofundar.

Jorge Rodrigues, Administrador da SUMA

A ERSUC actua no distrito de Aveiro há mais de 10 anos e opera em mais de 40 concelhos do país. Queremos duplicar em Estarreja a qualidade dos serviços.

O projecto de educação ambiental é uma das nossas vertentes que nos identifica e marca a diferença relativamente a outros operadores. As campanhas de sensibilização vão ter bastante impacto no concelho.

O objectivo é trazer para o seio da problemática os munícipes para que colaborem. Contamos com os munícipes para atingirmos sucesso. Deixo o desafio a toda a população para que colabore connosco. A Lixoteca é um dos vários instrumentos que dispomos para sensibilizar, sendo mais dirigido às escolas. Mas existem várias campanhas para públicos distintos.