Crianças dos 3 aos 6 anos são os novos utentes da Biblioteca

terça, 29 de abril 2008

Em celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Municipal entregou Cartões de Leitor a crianças dos 3 aos 6 anos, no âmbito de um novo projecto que leva os livros à sala de aula. O Vereador da Educação, Acção Social e Cultura da Câmara Municipal, João Alegria, visitou os Jardins-de-Infância das Freguesias de Fermelã, Canelas e Salreu, frequentados por um total de 104 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, para distribuir o Cartão de Leitor da Biblioteca Municipal.

As crianças já podem requisitar livros, seja em ambiente escolar, seja nas instalações da Biblioteca Municipal, no centro da cidade de Estarreja. A acção insere-se na iniciativa BAUBAU, designação para um baú com livros que percorrerá, semanalmente, os Jardins-de-Infância do sul do concelho.

Nas Escolas das Laceiras, em Salreu, a Gabriela e o Simão, de 5 anos, foram os primeiros a receber o Cartão da Biblioteca. Ansiosos por pedir o seu livro, apresentaram o seu novo cartão à técnica de animação e educação infantil da Biblioteca para fazerem a respectiva requisição. A Gabriela ficou muito contente porque gosta dos livros e de ler. O Simão é um apreciador de histórias e frequentador da Biblioteca (som em anexo).

Na Escola de Canelas, a iniciativa foi também recebida com muito entusiasmo. A Educadora, São Teles, aplaude a iniciativa que permitirá aos seus alunos terem acesso a uma maior quantidade e variedade de títulos que as verbas reduzidas da escola não são suficientes para adquirir (som em anexo).

Vereador da Educação, Acção Social e Cultura da Câmara Municipal, João Alegria

“Foi contagiante ver o entusiasmo e o carinho com que os mais pequeninos manuseiam os livros e recriam histórias. Apelando à descoberta do mundo fantástico os livros são uma fonte de sabedoria e aprendizagem. A promoção do livro e a criação de hábitos de leitura vai trazer mais conhecimento, contribuindo para uma melhor preparação para a vida escolar. Os novos utentes da Biblioteca Municipal de Estarreja são-no agora de pleno direito e ponta avançada para que o livro e a leitura faça parte das suas vidas, com o envolvimento da família e da escola, e, consequentemente, se alargue a rede de leitores”.