Projecto do Baixo Vouga Lagunar “Chegou a hora de ir em frente”

terça, 06 de maio 2008

A exposição dos municípios de Estarreja, Aveiro e Albergaria, que pediram a definição de passos urgentes para a concretização do projecto de Desenvolvimento Agrícola e de Defesa do Baixo Vouga Lagunar, zona ameaçada pela invasão da água salgada, foi remetida pelo Ministério do Ambiente para o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

O dossier está agora nas mãos do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, a quem cabe dar luz verde, 2 décadas depois do início do projecto, que se encontra parado há vários anos.

Na sequência do alerta feito pelas Câmaras Municipais, a presidente da Comissão Instaladora da Administração da Região Hidrográfica do Centro, veio defender que “a conjugação dos factores de valorização económica e ambiental que o projecto incorpora, sustenta a relevância e a oportunidade de inserção do projecto do Baixo Vouga Lagunar no Projecto Polis da Ria de Aveiro”, oficializou numa carta enviada ao Ministro do Ambiente.

A responsável defende ser “de todo o interesse que o Ministério do Ambiente considere a integração deste projecto no Polis da Ria de Aveiro, através de uma parceria com o Ministério da Agricultura e Pescas e com as autarquias locais”.

O Presidente da Câmara de Estarreja evidencia “este momento de decisão inadiável e a convergência de vontades e de factores para o retomar da obra, concluindo que chegou a hora de ir em frente”.

Os autarcas de Estarreja, Aveiro e Albergaria-a-Velha, em articulação com o Governador Civil de Aveiro, sublinharam conjuntamente a importância agro-ambiental do projecto e alertaram para a necessidade imperiosa de se promover o seu desenvolvimento, apoiando a Associação de Beneficiários. O Baixo Vouga é uma zona de grande valor agrícola – do qual depende um grande número de agricultores – e ambiental – pelos ecossistemas que acolhe. Em causa estão 3 mil hectares de solos agrícolas constantemente ameaçados pela invasão das águas salgadas.

. Em anexo: Historial do Projecto de Desenvolvimento Agrícola do Baixo Vouga

. Notícia relacionada: http://www.cm-estarreja.pt/main/newstext.php?id=4766