Descida do Antuã atrai milhares de pessoas

7ª Semana do Ambiente deixa alertas

terça, 20 de maio 2008

Milhares de pessoas assistiram à 7ª Descida do Rio Antuã. 59 equipas e um total de 130 marinheiros de água doce lançaram-se ao rio em todo o tipo de embarcações. O Parque Municipal do Antuã, no centro da cidade, foi o local de excelência para observar o desfile trapalhão. Visitantes e participantes passaram uma tarde bem divertida.

Pelo rio abaixo, ao longo de 4 kms viu-se de tudo, desde o Avião do Antuã, os Biopatos, os Agricultores, o World Wresteling de Estarreja, o Antuã Dakar e Catamarã do Antuã.

A embarcação “Filarmonia Beiras Antuã” arrecadou o primeiro lugar. Era um coreto com oito músicos a bordo a tocar vários instrumentos ao longo de todo o percurso. A segunda embarcação mais original foi a dos Forcados Amadores GMB. E em terceiro ficaram os Dj's Antuã.

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, saudou o saudável hábito iniciado em 2002 e este regresso cheio de imaginação ao Antuã, felicitando os concorrentes e a iniciativa do Centro de Cultura e Desporto de Salreu, que fechou a 7ª Semana do Ambiente de Estarreja, promovendo diversas acções de sensibilização ambiental.

Outra iniciativa com positiva adesão durante o fim-de-semana foi a campanha de troca de lâmpadas em que os munícipes mais conscienciosos puderam trocar a sua lâmpada tradicional por uma de baixo consumo. Mais de uma centena de pessoas aderiu. Durante a sétima edição da Semana, a Câmara Municipal deixou vários alertas para as questões ambientais, nomeadamente para a eficiência e racionalização energética, para os incêndios florestais, para a construção sustentável, para a reciclagem e para a preservação ambiental.

Estão ainda a decorrer os seguintes concursos lançados durante a 7ª Semana do Ambiente:

Concurso de Fotografia "Estarreja – Ambiente em Imagens"
[Inscrições na Casa da Cultura até 4 de Junho]
+ INFO http://www.cm-estarreja.pt/main/newstext.php?id=4911

Concurso "Montras inEnergy”
Dar a oportunidade a todos os estabelecimentos de comércio da cidade de Estarreja, independentemente da dimensão da montra ou ramo de actividade, de demonstrarem criatividade através da política dos 5 R’s – REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO, RECICLAGEM, RECONVERSÃO E RESPONSABILIZAÇÃO.