Requalificação das Bibliotecas Escolares

quinta, 05 de junho 2008

A REBEME – Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Estarreja assinou o Regulamento do Grupo de Trabalho Concelhio que reúne os seguintes parceiros: Câmara Municipal, Escola Secundária de Estarreja, Agrupamento de Escolas de Avanca, Agrupamento de Escolas de Pardilhó, Agrupamento de Escolas de Estarreja e Centro de Formação Intermunicipal Egas Moniz.

A assinatura contou com a presença de Isabel Nina, coordenadora da DREC – Direcção Regional de Educação do Centro para o programa Rede de Bibliotecas Escolares. O programa defende que as bibliotecas escolares desempenham uma função indispensável, quer no contexto das actividades específicas desenvolvidas no âmbito das várias disciplinas, que no de projectos de natureza interdisciplinar, quer ainda na ocupação dos tempos livres. As bibliotecas escolares são um lugar privilegiado de acesso à informação, desempenham um papel relevante no desenvolvimento, aplicação e avaliação das competências de informação.

A parceria, que nasceu por iniciativa municipal, teve posteriormente o envolvimento da DREC abrindo a possibilidade de apetrechamento das escolas com bibliotecas. O vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, referiu que “o regulamento é mais um passo na melhoria contínua e requalificação das nossas bibliotecas”. O ano passado surgiram duas novas bibliotecas (EBI Pardilhó e EB2,3 Egas Moniz de Avanca). Este ano foi aprovado apoio financeiro para ampliação da Biblioteca da Escola Padre Donaciano que deverá entrar em funcionamento no próximo ano lectivo. Com a reorganização e requalificação da rede escolar prevista na Carta Educativa, “o nosso concelho ficará dotado de instalações e condições excelentes para a promoção das aprendizagens, contribuindo também para alcançar melhores resultados escolares”, considera o responsável.

Uma das acções da REBEME é a constituição de um Catálogo Colectivo a disponibilizar na internet onde constarão as obras disponíveis nas bibliotecas. Concluída a formação das equipas que constituem as bibliotecas escolares, procede-se actualmente à inserção no sistema dos títulos existentes no espólio de cada biblioteca.

O documento assinado ontem ao final do dia na Biblioteca Municipal de Estarreja regula a organização e constituição do grupo concelhio, define os seus objectivos e as competências do órgão de decisão e do grupo coordenador.

O Grupo de Trabalho Concelhio de Estarreja tem, entre outros, os seguintes objectivos: dar continuidade à organização e gestão de projectos de intervenção e cooperação nas áreas das bibliotecas/centros de recursos escolares; desenvolver nas escolas actividades de formação/informação e autoformação nos domínios da biblioteconomia, animação, dinamização e promoção da leitura e tecnologias da informação e comunicação; sensibilizar para a importância das bibliotecas no processo de educação e formação para a cidadania; e fomentar a ligação inter-escolas dos vários graus de ensino e potencializar recursos através de uma partilha e cooperação efectivas.