Instalação de Açude no Rio Antuã

sexta, 06 de junho 2008

Irão decorrer na segunda-feira, dia 9, os trabalhos de instalação do Açude no Rio Antuã, no Parque Municipal do Antuã, no âmbito da empreitada de reabilitação de linhas de água na bacia do Vouga e do litoral no concelho de Estarreja. O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, visitará o local pelas 16h.

A estrutura será colocada a poente do Parque Municipal do Antuã, possibilitando a manutenção permanente de um espelho de água no troço do rio que atravessa o centro da cidade de Estarreja.

Da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, a Construção de Açude e Descarregador no Rio Antuã é uma obra há muito necessária para se manter um caudal ecológico no rio, evitando a vegetação infestante e propiciando uma altura de água para lazer e prazer.

Localizado junto a um parque de plátanos e a jusante de uma zona reabilitada e renovada, a nova infra-estrutura irá reforçar a ideia do espaço de lazer, criando-se um espelho de água, numa acção de requalificação e renovação da paisagem. A jusante do açude será construído um descarregador na margem esquerda para em situações de caudal elevado este descarregar para os campos evitando assim estragos de maior monta para jusante.