O Município em festa!

segunda, 09 de junho 2008

Os primeiros 3 dias de festa trouxeram muita animação à cidade. As opcões eram variadas para os milhares de visitantes que passaram este fim-de-semana pela Praça Francisco Barbosa. Comer um petisco nas Tasquinhas e assistir aos concertos de Pedro Khima (na sexta) e de EzSpecial (no sábado) foram opções unânimes. O roteiro incluiu a passagem pela Feira do Livro nos Jardins da Biblioteca Municipal ou pelas exposições na Casa da Cultura ("Olhares" - AveiroArte) e na Biblioteca (Colectiva de Pintura - Alunos de Joaquim de Almeida).

No sábado, a tarde foi dos mais novos com a Festa da Música Infantil do 1º ciclo que encheu o Cine-Teatro de Estarreja. O domingo teve como ponto alto o 1º BTT Rota dos Esteiros, com organização do Trepa Coqueiro, que levou 600 participantes ao Baixo Vouga Lagunar.

As primeiras imagens dos festejos estão já disponíveis no menu Multimédia.
Link directo: http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=40

 

Festas de Santo António - próximas actividades 

9 Junho [segunda] 

15h00
Torneio de Jogos de Tabuleiro (CRE – Centro Recreativo de Estarreja/ EMDE) [Pç. Francisco Barbosa]

21h30
Espectáculo de Danças de Salão
Grupos de Estarreja
Clube de Danças de Salão do Porto  


10 Junho [terça]
 

15h30 XX Torneio Natação Câmara Municipal de Estarreja [Piscina Municipal de Estarreja] 
14 clubes participantes: SA Águeda, FC Mozelos, SC Espinho, CN Maia, CD Campinho, C Galitos, SC Beira-Mar, CN Nazaré, GD Mealhada, AHB Caldas da Rainha, CD Feirense, AC. Viseu, CAPGE e CD Estarreja

16h00 Disney Aladdin JR. (Teatro Musical) [Cine-Teatro]
Disney’s Aladdin Jr (Aladdin Júnior) é um musical baseado no filme animado que obteve grande sucesso em todo o mundo. Um espectáculo para toda a família, jovem, com cor, ritmo e efeitos visuais surpreendentes, com qualidade técnica e a fantasia inerente a todas as estórias da Disney. O elenco do espectáculo é constituído por um naipe de actores profissionais que contracenam com jovens talentos do novo teatro musical, apoiados no excelente material providenciado pela Disney. Criam um espectáculo jovem, com cor, ritmo e efeitos visuais surpreendentes, com qualidade técnica e a fantasia inerente a todas as estórias da Disney. 

17h30 “A Lusofonia é uma ironia?” [Biblioteca Municipal]
No âmbito do Dia de Portugal e das Comunidades e do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, “A Lusofonia é uma ironia?” Colóquio/debate sobre a multiculturalidade lusófona e a polémica do acordo ortográfico | Lançamento do livro ”O Discurso da Ironia”, de Lola Geraldes Xavier. Com a presença de notáveis estudiosos destas temáticas: António Manuel Ferreira (Universidade de Aveiro), Lola Geraldes Xavier (Instituto Politécnico de Coimbra), Pires Laranjeira (Universidade de Coimbra). 


11 Junho [quarta]
 

15h00 Torneio de Malha (EMDE) [Pç. Francisco Barbosa]
Inscrições até 6 de Junho no Gabinete de Desporto 


12 Junho [quinta]
 

Tasquinhas Típicas 
 

21h30 MARCHAS DE SANTO ANTÓNIO
As Marchas de Santo António, na véspera do feriado municipal são outro dos pontos altos das festas antoninas em Estarreja. O desfile contorna a Praça Francisco Barbosa. Desfilam os seguintes grupos: Associação de Pais das Laceiras, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Associação Cultural e Recreativa do Roxico, Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã”, Grupo de Música Popular “Ventos da Ria”, Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense e Associação Cultural e Recreativa – Escola de Samba "Vai Quem Quer". As Bandas do Concelho – Bingre Canelense, Visconde de Salreu e do Clube Pardilhoense – farão o acompanhamento musical. São um total de 450 figurantes. As Lavadeiras do Antuã, as Varinas do Mar, Os bailarinos Populares e as bateiras erveiras de Canelas são alguns dos temas escolhidos para o desfile do dia 12. 

23h30 Fogo de Artificio
24h00 Actuação do Grupo Banzé   


13 Junho [sexta – feriado municipal]
 

17h00 Missa Solene
18h00 Procissão 

19h00 SESSÃO SOLENE DO DIA DO MUNICÍPIO [Paços do Concelho] 

19h00
Abertura das Tasquinhas Típicas  

21H00 Encontro de Bandas Filarmónicas
Fundada em 1874, a BANDA DO CLUBE PARDILHOENSE foi incorporada em 1936 no Clube Pardilhoense. Dirigida pelo Maestro Fernando Ribeiro Lopes, é constituída por cerca de 50 elementos, na sua maioria jovens. O apuro técnico e artístico de cada elemento é a regra de ouro da BANDA VISCONDE DE SALREU fundada em 1925. A Banda é composta por seis dezenas de músicos. Na direcção está o Maestro Afonso Alves. Em 1865 nascia a “Sociedade Musical União Canelense” que depois se passou a chamar BANDA BINGRE CANELENSE. Composta por 60 elementos, tem na direcção o Maestro Nelson de Aguiar. 


14 Junho [sábado]
 

Todo o dia
Tasquinhas Típicas
10h00 Escolinhas de Desporto na Praça 

22h00 CONCERTO “RONDA DOS QUATRO CAMINHOS”  


15 Junho [domingo]
 

Todo o Dia MERCADO ANTIGO e Tasquinhas Típicas
O Mercado fez parte das vivências da comunidade local ao longo de várias décadas. A réplica encenada revive um quotidiano que faz parte da memória colectiva. A decoração dos espaços e locais de venda de dezenas de feirantes, os produtos apresentados, os materiais utilizados e o traje adequado à época levam-nos a viajar no tempo até aos anos 20/40 do século XX. 

11h00 XIX Encontro de Cicloturismo de Avanca (org. Grupo de Cicloturismo de Avanca) 

11h30 DESFILE ETNOGRÁFICO
Com a participação de colectividades, feirantes e todos os populares que queiram participar, o desfile aviva tempos idos. A Praça Francisco Barbosa é o palco de encenações, que retratam o quotidiano das populações do início do século passado, pensadas até ao mais ínfimo detalhe. Por iniciativa própria, os populares juntam-se a esta festa recordando figuras típicas do nosso Concelho. Serão atribuídos prémios para: Melhor Traje à Época; Melhor Local de Venda; Melhor Tasquinha; e Melhor Encenação. 

15h30 Apresentação do Livro “Memórias da minha Terra – Salreu”, de Margarida Castro [Logradouro da Casa da Cultura] 

16h00
Festival de Folclore
Festival de Folclore com Grupos Etnográficos do Concelho: Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca; Rancho Folclórico as Tricaninhas de S Miguel de Fermelã; Rancho Folclórico “Tricaninhas do Antuã”; Grupo Etnográfico “Danças d’ Aldeia”, de Pardilhó; e Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros