MARCHAS DE SANTO ANTÓNIO

A Câmara Municipal de Estarreja aprovou o Regulamento das Marchas de Santo António, bem como o subsídio a atribuir às colectividades por cada participante. As Marchas estão agendadas para esta quinta-feira, 12 de Junho, véspera do feriado municipal, sendo um dos pontos fortes das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja.

segunda, 09 de junho 2008

As Marchas de Santo António, na véspera do feriado municipal são um dos pontos altos das festas antoninas em Estarreja. O desfile contorna a Praça Francisco Barbosa.

Este ano, desfilam os seguintes grupos: Associação de Pais das Laceiras, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Associação Cultural e Recreativa do Roxico, Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã”, Grupo de Música Popular “Ventos da Ria”, Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense e Associação Cultural e Recreativa – Escola de Samba "Vai Quem Quer". As Bandas do Concelho – Bingre Canelense, Visconde de Salreu e do Clube Pardilhoense – farão o acompanhamento musical. São um total de 450 figurantes. As Lavadeiras do Antuã, as Varinas do Mar, Os bailarinos Populares e as bateiras erveiras de Canelas são alguns dos temas escolhidos para o desfile da noite de quinta-feira.

A Câmara Municipal de Estarreja aprovou o Regulamento das Marchas de Santo António, bem como o subsídio a atribuir às colectividades por cada participante. As Marchas estão agendadas para esta quinta-feira, 12 de Junho, véspera do feriado municipal, sendo um dos pontos fortes das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja que acontecem na cidade entre 6 a 15 de Junho.

MAIS SUBSÍDIO EM 2008

As Marchas Populares de Estarreja são uma organização da Câmara Municipal de Estarreja, sendo que a apresentação de cada grupo é da responsabilidade das colectividades do Concelho, que, com rigor estético e grande esforço, recriam um passado colectivo, constituindo por isso uma das actividades de grande fruição por parte da comunidade.

Atendendo ao elevado esforço dos grupos na organização dos seus desfiles, a autarquia deliberou por unanimidade que o subsídio a atribuir seja de 20 € por participante. A média global de participação nos últimos anos foi de 500 elementos.

NOVO REGULAMENTO: PRÉMIOS AOS PRIMEIROS CLASSIFICADOS

O Regulamento das Marchas de Santo António, recentemente aprovado pela Câmara Municipal, estabelece as regras aplicáveis à organização e à realização do Concurso das Marchas Populares de Estarreja.

A organização das Marchas de Santo António é da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja. A apresentação de cada grupo é da responsabilidade de cada associação concorrente. Os grupos deverão ser constituídas por um mínimo de 10 pares e a marcha deve reflectir as tradições e/ou vivências particulares do Município.

Será formado um júri com 5 elementos que elegerá os três primeiros classificados, que receberão prémios monetários. A Câmara Municipal aprovou o documento por unanimidade.