AVANCA’08 recebe o Presidente do UZUPIS

quarta, 11 de junho 2008

Romas Lileikis, realizador de cinema, músico, poeta, mas sobretudo conhecido como Presidente da República Independente do Uzupis, virá ao 12º Festival de Cinema AVANCA’08, orientar um workshop sobre o “Documentário: uma presença como desafio ao meio ambiente”. Uzupis é uma pequena comunidade de artistas, baseada numa área em Vilnius (Lituânia), possui constituição, governo e tem 4 cidadãos honorários – Jonas Mekas, Dalai Lama, Ugnè Karvelis e Zenonas Steinys. Fundada há 11 anos, esta república é também conhecida como o Montmartre de Vilnius.

Romas Lileikis é autor dos projectos musicais “The Pig’s Saga” (1993), “Gospel of Romas” (1995) e “Requiem” (1996), para além de ser autor e director de vários projectos e comemorações culturais na sua República.

Tendo realizado em 1990 a longa-metragem “I am”, realizou posteriormente os documentários “The Holland Street” (1992), “Beyond” (1994), “K+M+B” (2000) e em 2006 “Sasha”, distinguido no último Festival AVANCA’07.

Já em 2008 terminou o documentário “The Shadow of Heaven”, tendo em produção uma longa-metragem de ficção que com o título “The Bloom of Tamarisk”, questiona o sentido e a finalidade da vida.

No “AVANCA’08”, Lileikis trabalhará com 20 participantes as questões do documentário, tendo por base a seguinte reflexão: “Se a relação diária com o meio ambiente necessita responsabilidade, o ponto de partida da observação do mundo é através do olho humano - a posição objectiva dos fenómenos no universo”.

Considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área do cinema e do audiovisual, o “AVANCA’08 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” integra ainda uma competição internacional de filmes inéditos em Portugal, para a qual chegaram a Avanca obras de 65 países.

Estão previstos ainda workshops na área da realização, direcção de actores, cinematografia, animação e outras áreas, que irão decorrer de forma simultânea entre 23 e 27 de Julho próximo.

O AVANCA’08 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo Rota da Luz, INATEL, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.