3.º ANIVERSÁRIO DA REABERTURA DO CINE-TEATRO DE ESTARREJA

quarta, 18 de junho 2008

O Cine-Teatro de Estarreja assinala o 3.º Aniversário desde a sua reabertura ao público, após obras de recuperação e requalificação. A efeméride é comemorada esta noite com a apresentação do espectáculo Yard Dogs Road Show, um evento singular, como o têm sido não só os eventos comemorativos da reabertura deste espaço, mas também a tónica geral da programação cultural do Cine-Teatro.

O programa das comemorações do 3.º Aniversário da Reabertura do Cine-Teatro de Estarreja inclui ainda a exposição de Cartazes Antigos do Cine-Teatro.

O Cine-Teatro de Estarreja conquistou o seu posicionamento no mapa regional e nacional das salas de espectáculo, sendo já uma referência pela qualidade e pertinência das propostas que acolhe. Fruto deste trabalho continuado os números de espectadores têm evoluído favoravelmente, assim como a qualificação e fidelização de públicos.

“Verdadeiro pilar do adquirido estatuto para ser Cidade, com duas novas Vilas, tem sido a marca Cultural que, tendo por capital o Cine-Teatro, potenciou a riqueza individual e a dinâmica associativa”, sintetiza o presidente da Câmara, José Eduardo de Matos.

Este 3.º ano de actividade encerra com uma evolução positiva de 5% no número de espectadores no primeiro semestre de 2008 nos espectáculos do auditório principal, face a período homólogo em 2007. Regista-se algum abrandamento no crescimento, fruto da conjuntura económica e também do “boom” anteriormente verificado ser difícil de igualar: o crescimento de audiências nos espectáculos de auditório do 1.º semestre de 2006 para o 1.º semestre de 2007 havia sido de 41%! O número médio de espectadores por sessão dos espectáculos de auditório também verificou uma ligeira subida de 2%.

Assim, e pese embora a conjuntura económica desfavorável, que tem afectado negativamente as estatísticas nacionais de espectadores deste tipo de sala de espectáculo, o Cine-Teatro de Estarreja tem mantido uma programação regular, de qualidade, pertinente e actual, qualificando e fidelizando públicos e com constante crescimento ao nível do número de espectadores.

QUA 18 JUN 22H00
MÚSICA | 5,00€ | 3,50€ [C/DESC. HABITUAIS]
BURLESCO | VAUDEVILLE
EVENTO COMEMORATIVO DO 3.º ANIVERSÁRIO DA REABERTURA DO CINE-TEATRO | 105 MIN. | M/3
YARD DOGS ROAD SHOW (EUA)

www.yarddogsroadshow.com
Guitarra/ cantor: Flecher Fleudujon
Guitarra / entertainer: Michael Strong
Guitarra: Ronald Wilbur
Baixo: Michael Grainger
Trombone: Lilia Rose Love
Trompete / malabarista / metais: Tobias Weinberger
Acordeão / dançarina: Sansa Alexander
Bateria: Thomas Cappel
Cantor / entertainer: Leighton Kelly
Dançarinas: Teri Lynn Sage, Shenandoah Askins, Phoebe Minona Durland
Manager/ responsável luz: Zebu Recchia
Técnico de som: Richard John Canut

Depois do sucesso da primeira actuação dos Yard Dogs Road Show em Portugal (sendo igualmente a sua estreia na Europa) em Março de 2007, os mesmos estão de volta em Junho para uma série de novos espectáculos e em novas cidades (desta vez além de Portugal visitam França e Inglaterra, onde vão participar no Glastonbury Festival e no Rothbury Festival).

No ano passado mais de 3.000 pessoas em Braga, Portalegre e Lisboa experimentaram pela primeira vez um espectáculo que é muito mais que simples entretenimento, mas igualmente uma aventura, um abandono de sentido, de liberdade electrificante, de luxúria, de beleza.... Tudo isto conseguido pela transdisciplinaridade das artes: da música, do teatro, da comédia, do circo, da dança, das artes de cabaret e do Saloon norte-americano.

Os Yard Dogs Road Show são oriundos do estado norte-americano da Califórnia, numa formação de 14 elementos que visitam Portugal e que constituem um heterogéneo grupo que, num estilo muito próprio, combinam neste magnífico espectáculo elementos de vaudeville e do burlesco – criando um espaço atemporal de união entre a alquimia do antigo teatro com a moderna cultura popular.

Uma verdadeira história em palco, o absurdo, o freak-show, os confetis, a alegria, a dança, a comédia, os engolidores de espadas, os comedores de fogo, o burlesco, a poesia e as actuações estranhas animadas pela banda por eles intitulada Yard Dogs cartoon heavy band!

SEG 16 JUN ~ …
EXPOSIÇÃO | ENTRADA LIVRE
CARTAZES ANTIGOS DO CINE-TEATRO DE ESTARREJA

A 12 de Março de 1950 dá-se a inauguração do edifício do Cine-Teatro de Estarreja. As condições que o Cine Teatro oferecia bem como um público interessado, fizeram com que durante muitos anos este fosse palco de grandes espectáculos de Teatro e Revista bem como de exibições cinematográficas.

A profunda transformação do modo de vida da sociedade, ocorrida a partir da década de 70 e a reformulação do conceito inerente às salas de espectáculo foram, lentamente, afastando a população deste edifício. Só a 18 de Junho de 2005 ocorreria a reabertura deste espaço após obras de requalificação, que o tornaram mais atraente e confortável, e com uma nova dinâmica de programação cultural.

Esta exposição apresenta uma selecção de cartazes de alguns dos eventos ocorridos no Cine-Teatro no século passado, de entre centenas de filmes, artistas e espectáculos que passaram por esta sala, que ao longo de décadas registou muitas e muitas histórias.